Neste sábado (29/07), o Estádio Municipal João Lamego Netto, recebe seu primeiro jogo oficial com o Ipatinga estreando na Terceirona, contra o Bétis, de Ouro Branco. Para reabrir as postas para a prática do futebol, o estágio teve o gramado recuperado e recebeu reparos nas suas instalações.
No último dia 21, o espaço foi palco de um treino do Ipatinga Futebol Clube, com aprovação de todos os jogadores, que estão na reta final de preparativos para a disputa do Campeonato Mineiro da Terceira Divisão. O campo não recebia jogos há dois anos.
Para que o equipamento público tivesse condições de uso, a Prefeitura de Ipatinga mobilizou uma força-tarefa de suas secretarias, mas sem utilizar recursos do município, que vive muitas dificuldades econômicas em função de dívidas herdadas da administração anterior.
Parceria público-privada
Os serviços foram viabilizados por meio de parceria público-privada e com a colaboração de voluntários comissionados pelas secretarias municipais de Cultura, Esporte e Lazer, Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) e Obras. Foram realizadas várias intervenções emergenciais, dentre elas ajustes nas torres de iluminação, a recuperação do gramado, a limpeza dos bancos de reservas, dos vestiários e dos banheiros que atendem ao público.
Segundo o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Oliveira, o estádio recebeu reparos necessários para receber jogos e, principalmente, atender as exigências da Polícia militar, dos Bombeiros, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (CREA-MG) e da vigilância sanitária.
O secretário lembrou que a atual administração encontrou o estádio sem a mínima condição de uso, no mês de janeiro, inclusive com a energia elétrica cortada. “Nossos esforços são para que o Ipatingão tenha condição de receber jogos e eventos. Inclusive, o local já serviu à realização do Anunciai e do Louvai, promovidos pela Igreja Católica”, recordou.
Obra completa
O secretário Carlos Oliveira enfatizou que as intervenções realizadas não é a obra geral do estádio. “Uma intervenção muito mais ampla deverá ser feita e, neste momento, está em processo de análise pela Caixa Econômica Federal”, pondera.
“Contudo, para que o local possa sediar jogos do futebol amador, do Ipatinga Futebol Clube, das nossas categorias de base espalhadas pela cidade, do futebol feminino e outros eventos, nós tínhamos que atuar com esta força-tarefa, executando ações pontuais na estrutura física e no gramado do estádio. Uma de nossas maiores vitórias foi a completa recuperação do gramado, apenas no período de janeiro a maio”, destacou.
Divulgação