A sensação de quem acabou de servir um grande banquete, com a certeza de que realizou o melhor para a satisfação e alegria dos convidados. Traduzindo, em síntese, esse é o sentimento dos realizadores da terceira edição do Ipatinga Gourmet, encerrado no último domingo (9) no Parque das Cachoeiras. Lançado no dia 27 de junho, no BrüderButiquim, e aberto oficialmente no último dia 2, nos bares do Centro Comercial do Cariru, o Festival Gastronômico passou pelo Hiperconsul (Shopping Vale do Aço), onde foram promovidas oficinas.
O Ipatinga Gourmet superou as expectativas projetadas por seus realizadores. “Neste ano tivemos mais pontos de venda dos pratos criados para o evento, tivemos mais atrações, uma programação de oficinas mais extensa, com a inclusão das oficinas tecnológicas promovidas pelo Sebrae, além da apresentação de sete bandas. A estrutura do Festival também foi maior”, comenta Wagner Eustáquio, produtor executivo do Ipatinga Gourmet.
Segundo estimativas, levando-se em conta todas as atrações, cerca mais de cinco mil pessoas participaram do Festival Gastronômico, que movimentou a economia regional com o envolvimento de profissionais das áreas de gastronomia, do artesanato, moda, cultura, comunicação, produtores rurais e prestadores de serviços em geral.
Destino turístico e gastronômico
Em relação ao principal ingrediente empregado em todos os pratos, foi consumida aproximadamente meia tonelada de mandioca. Outro ingrediente importante para o sucesso do evento foi a parceria do Sebrae, apontando para a franca expansão do Ipatinga Gourmet. Alessandro Challub, analista do Sebrae, considera a importância do evento por aglutinar pessoas, valorizar os chefes de cozinha do Vale do Aço e os alimentos produzidos na região, além dos espaços públicos dedicados à cultura, ao lazer um caminho para o fortalecimento do Vale do Aço como um destino turístico de eventos.
Oficinas e pesquisas
Durante o evento, foram promovidas seis oficinas, reunindo mais de 200 participantes e dez instrutores. “Tivemos alunos dos mais diversos perfis, desde empresários do setor de alimentos até pessoas que atuam em outros nichos, migrando ou não para a gastronomia, outros simplesmente apaixonados pelo assunto”, conta Jason Vasconcellos. Conforme recorda, as oficinas também atraíram participantes de outras cidades, como Governador Valadares, Belo Oriente, Caratinga, Coronel Fabriciano e Timóteo.
A satisfação do público pôde ser constatada segundo pesquisa aplicada pela produção em todos os dias do Ipatinga Gourmet, que conquistou nota máxima em 95% dos quesitos abordados pelas entrevistas – organização, atendimento, cardápio, preço e ambiente onde foram realizadas as atrações.
Codemig
O Ipatinga Gourmet é uma realização da Fino Trato – gestão cultural, e Sebrae. O Festival foi contemplado com recursos da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e da Secretaria de Estado de Turismo (Setur MG), principais patrocinadores do evento, via Edital de Fomento à Gastronomia. As oficinas contaram com o apoio do Hipermercado Consul, que cedeu o espaço para a sua promoção. O realizador Wagner Eustáquio da Silva assina a produção executiva do Ipatinga Gourmet; o realizador Jason Vasconcelos, a consultoria do Festival; e as realizadoras, Cidinha Sampaio, mestre em Planejamento Regional e Gestão de Cidades, assina coprodução do evento, juntamente com a especialista em gestão cultural e patrimônio, Leila Cunha.
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