Estado publica edital de concurso para Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental

A pesquisa indica que 2,1 bilhões de pessoas em todo o mundo não têm acesso à água potável em casa. Foto Kibae Park/Sipa Press ONU
Mais da metade da população mundial não tem acesso a saneamento básico, diz ONU
12 de julho de 2017
Além das promoções, o centro de compra vai receber festival de cervejas artesanais, música e parque de diversões. Divulgação
Shopping faz campanha “Liquida Tudo”
13 de julho de 2017

Estado publica edital de concurso para Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental

O Csap foi classificado em primeiro lugar entre os 1.857 cursos de Administração Pública e Administração do país. Foto:  Arquivo / Agência Minas

O Csap foi classificado em primeiro lugar entre os 1.857 cursos de Administração Pública e Administração do país. Foto: Arquivo / Agência Minas

Já está disponível nas páginas da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), da Fundação João Pinheiro (FJP) e da Fundação Cefet Minas, o Edital Seplag-FJP nº 002/2017, que dispõe sobre concurso público para provimento de 20 vagas da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG).

As inscrições custam R$ 60 (sessenta reais) e podem ser feitas até dia 2 de outubro de 2017 no site da Fundação Cefet Minas. Para se inscrever, o interessado deve comprovar a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, que vale como a primeira etapa do processo seletivo.

Os aprovados com um mínimo de 350 pontos em cada prova objetiva e 500 pontos na redação serão classificados. Os primeiros 20 serão convocados para a segunda etapa, que consiste na frequência e conclusão do curso de graduação em Administração Pública (Csap), ministrado pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro.

Oferecido de forma gratuita, o curso tem duração de quatro anos, período em que os estudantes recebem uma bolsa de estudos mensal correspondente a um salário mínimo. Após formados, os bacharéis recebem o título de Administradores Públicos e são nomeados para atuar como Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) em um dos diversos órgãos e entidades da administração direta, autárquica e fundacional do poder executivo estadual.

Carreira
Essenciais para o para o aprimoramento da gestão pública em Minas Gerais, os EPPGG são aptos a trabalhar nas áreas de planejamento e avaliação, administração financeira e orçamentária, contabilidade, modernização da gestão, racionalização de processos, gestão e tecnologia da informação, recursos logísticos, recursos materiais, recursos humanos e administração patrimonial.

A remuneração do cargo de EPPGG, nível 1, grau A, pode corresponder a até R$ 5.100, aproximadamente, considerando o Vencimento Básico acrescido de 100% da Gratificação de Desempenho e Produtividade Individual e Institucional – GDPI (valor variável).

Excelência
O Csap foi classificado em primeiro lugar entre os 1.857 cursos de Administração Pública e Administração do país no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) referente a 2015. No ranking geral, que engloba 8.121 cursos superiores de todas as áreas, o curso de Administração Pública da Fundação João Pinheiro obteve a segunda colocação, considerando a nota bruta geral.

A graduação também mantém a tradição de obter conceitos elevados no Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação (Mec) e na avaliação do Guia do Estudante, utilizado como instrumento de auxílio aos estudantes na procura por instituições de ensino superior de qualidade. No triênio 2013-2014-2015, o Csap obteve nota 4 no IGC e, no período 2014-2015-2016, recebeu 5 estrelas na avaliação do Guia do Estudante.

 

Agência Minas