Governo anuncia inauguração oficial do Hospital em Fabriciano e reabertura da pediatria

As baixas passam a ser feitas na cidade, num prazo de 48 horas após o pagamento da multa no banco. Arquivo / ACS Prefeitura de Timóteo
Baixa de multa de trânsito pode ser feita em Timóteo
6 de julho de 2017
Semana MEI em São Paulo
De cada dez pequenos negócios mineiros, três são familiares
6 de julho de 2017

Governo anuncia inauguração oficial do Hospital em Fabriciano e reabertura da pediatria

A unidade hospitalar já funciona desde junho com clínica médica, cirurgia, ortopedia e anestesia. Foto: Divulgação / ACS Prefeitura de Coronel Fabriciano

A unidade hospitalar já funciona desde junho com clínica médica, cirurgia, ortopedia e anestesia. Foto: Divulgação / ACS Prefeitura de Coronel Fabriciano

A Prefeitura de Coronel Fabriciano e o Governo de Minas agendaram para esta sexta-feira (07/07), às 8h, a inauguração oficial do hospital José Maria Morais, reaberto no dia 21 de junho. A prefeitura informou que a solenidade contará com a presença do secretário de Estado da Saúde, Sávio Souza Cruz, e de prefeitos dos municípios do Vale do Rio Doce e da Associação dos Municípios do Vale do Aço (AMVA). A unidade hospitalar já funciona desde junho com clínica médica, cirurgia, ortopedia e anestesia. A pediatria entrará em funcionamento nesta sexta-feira (07/07), após seis anos sem o serviço na cidade.

Conforme a administração municipal, “a inauguração oficial do hospital é um marco na história da saúde do Vale do Aço. E está sendo possível graças a um esforço conjunto entre a administração municipal de Coronel Fabriciano e o Governo de Minas”.

Segundo o governo, a partir da primeira parcela no valor de 1,5 milhão de reais repassados pelo estado, a nova diretoria do hospital efetivou a contratação de médicos, enfermeiros e plantonistas. O estoque de remédios foi regularizado e o Pronto Atendimento já voltou a receber pacientes, assim como a internação. O hospital adquiriu nova identidade visual e busca novos convênios para viabilizar a inauguração da ala com 72 leitos, que já está pronta. O município tem planos de implantar uma maternidade no local, possibilitando a realização de partos, o que não ocorre há oito anos.

Durante a cerimônia de inauguração, a prefeitura prestará homenagens a três médicos que marcaram a história do hospital: José Maria Morais, José Riscala Albeny e Walter Luiz Winter Maia. (Gerência de Comunicação).

 

Problema regional
O contrato do Estado com a antiga mantenedora encerrou dia 9 de maio e não foi renovado. O município propôs implantar a Gestão Plena da Saúde e assumir a administração do hospital em um novo modelo, o que foi aceito pelo governo estadual. Em 2 de junho, o estado publicou o Termo de Cessão dos Bens Móveis e do imóvel adquirido pelo governo em 2012 ao município.

O hospital possui 60 leitos, dos quais, dez de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Conforme a prefeitura, somente em Coronel Fabriciano, são 110 mil habitantes, mas todos os municípios do Colar Metropolitano do Vale do Aço necessitam do atendimento hospitalar. “O fechamento do Pronto Atendimento em maio levou a um colapso em âmbito regional chegando ao ponto de os municípios de Timóteo e Ipatinga declararem calamidade pública na saúde”, destaca nota da prefeitura.

 

Divulgação / ACS – Prefeitura de Coronel Fabriciano