De cada dez pequenos negócios mineiros, três são familiares

A unidade hospitalar já funciona desde junho com clínica médica, cirurgia, ortopedia e anestesia. Foto: Divulgação / ACS Prefeitura de Coronel Fabriciano
Governo anuncia inauguração oficial do Hospital em Fabriciano e reabertura da pediatria
6 de julho de 2017
Todo valor arrecadado com o evento será destinado para entidades sociais da cidade. Foto: Divulgação / ACS Fundação Aperam Acesita
Bosque da Fundação Aperam Acesita recebe a 14ª edição do Arraiá D’Ajuda
7 de julho de 2017

De cada dez pequenos negócios mineiros, três são familiares

Semana MEI em São Paulo

Mais de um terço dos pequenos negócios em Minas Gerais tem familiares como sócios ou empregados. É o que mostra uma pesquisa realizada pelo Sebrae em nível nacional, entre outubro e novembro de 2016.  Segundo o estudo, 36% dos pequenos negócios brasileiros podem ser consideradas familiares.

As empresas de pequeno porte (EPP) são as que concentram a maior proporção (59%) de parentes em seus quadros funcionais. Entre as microempresas (ME), 52% são familiares e os MEI reúnem 25% de empreendimentos com essas características.

A pesquisa Empresas Familiares foi feita com uma amostra de 6.617 entrevistados em todo o país. Minas Gerais é o segundo estado com o maior número de empresas pesquisadas, 382, atrás apenas de São Paulo, com 385.

 

O universo dos pequenos negócios
As Micro e Pequenas Empresas (MPE) representam 99% dos negócios formais constituídos no Brasil. São mais de 6,8 milhões de empresas nessa categoria. Somadas aos Microempreendedores Individuais (MEI), o universo dos pequenos negócios ultrapassa 12,4 milhões de empreendimentos. Cerca de 16% desse contingente está em Minas Gerais.

 

Empresas familiares
O conceito de empresa familiar é abrangente. Na literatura há várias definições sobre a respeito. Apesar disso, é consenso que as empresas familiares são maioria entre os negócios formalmente constituídos.

  • Está sob o controle do empresário que a criou;
  • Tem sua origem vinculada a uma família;
  • Mantém membros da família na administração dos negócios;
  • Apresenta estreita relação entre propriedade e controle;
  • A propriedade é exercida por uma (ou por mais de uma) família;
  • Passa por processo sucessório familiar (entre gerações).

 

Divulgação / ACS Sebrae