População agora pode contar com Ouvidoria do SUS

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População agora pode contar com Ouvidoria do SUS

Disque Denúncia

Com objetivo de ouvir a comunidade sobre seus anseios em relação aos serviços de saúde, a Prefeitura de Timóteo, através da Secretaria de Saúde, aderiu ao Sistema Nacional de Ouvidoria do SUS (SNO), que possibilita receber elogios, reclamações, denúncias, críticas e sugestões dos cidadãos em relação aos serviços e atendimentos prestados pelos órgãos da saúde. Com a medida, os munícipes de Timóteo ganham um canal democrático de estímulo à participação social, disseminação de informações sobre saúde e de mediação entre o cidadão e os gestores do SUS para suprir e satisfazer as necessidades dos usuários.

A adesão ao SNO atende a uma determinação do prefeito de Timóteo, Dr. Geraldo Hilário e está inserida na proposta de governo de ampliar a participação e o controle social em relação aos serviços de saúde. “O Sistema Nacional de Ouvidoria, além de permitir conhecer as demandas dos usuários, contribui para a formulação das políticas públicas municipais de saúde por nos trazer dados importantes sobre as necessidades dos munícipes”, explica o secretário de Saúde, César Luz.Em Timóteo, um dos instrumentos para permitir o diálogo com o poder público será o Disque Saúdea ser acessado pelo número 136 através de ligação gratuita.

Todas as reclamações, denúncias, elogios ousugestões são registradas pelo sistema e repassadas para o município, que faz a avaliação e apuração dos fatos no caso de queixas. A partir dos relatórios gerenciais, os gestores têm condições de avaliar quais as principais demandas da populaçãoe, eventualmente, propor mudanças para a melhoria dos serviços prestados.

Os atendimentos da Ouvidoria do SUS são protocolados e o usuário pode acompanhar o andamento dos processos. O SNO responde todas as solicitações. A reclamação também pode ser feita de forma anônima, porém o reclamante não terá acesso ao protocolo. “Esse é um sistema que terá resultados positivos para a melhoria da qualidade dos serviços oferecidos à população, desde que as reclamações ou denúncias sejam fundamentadas”, adverte o secretário.

 

SNO

Coordenado pelo Departamento de Ouvidoria-Geral do SUS (DOGES), o Sistema Nacional de Ouvidoria do SUS pode ser acessado pela internet, através de formulário Web (http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/secretarias/505-sgep-raiz/doges-raiz/doges/fale-com-o-ministerio-da-saude/l2-fale-com-o-ministerio-da-saude/9905-como-registrar-manifestacoes-em-ouvidorias-do-sus-pela-internet ); os correios, através de correspondência para oDepartamento de Ouvidoria-Geral do SUS/DOGES; Endereço: SAF Sul, Trecho 2, lotes 5 e 6, Edifício Premium, Torre I, 3º andar, sala 305; CEP: 70070-600 – Brasília/DF; e o telefone através do Disque Saúde 136 (ligação gratuita).

Cabe frisar que qualquer cidadão, independente do canal que escolhe para dar entrada em sua manifestação, não importando o seu nível de complexidade, nem o número de vezes que contate a Ouvidoria, receberá o mesmotratamento, que buscará adequar-se às suas necessidades, às suas peculiaridades e às possibilidades da Ouvidoria.

 

Acompanhamento

Pelo telefone, basta o cidadão informar ao teleatendente o número de protocolo e/ou seu nome completo.Via internet (Formulário WEB), o acompanhamento poderá ser feito onlinehttp://ouvprod01.saude.gov.br/ouvidor/AcompanhamentoDemandaPortal.do,com uma senha e número que o cidadão recebe ao registrar sua manifestação.

Já nas cartas, o acompanhamento pode ser feito por meio do Disque Saúde 136, pois cada carta que chega ao Departamento de Ouvidoria-Geral do SUS é respondida também por meio de uma carta, que informa ao cidadão o número de protocolo e o órgão para o qual sua manifestação foi encaminhada. Informa ainda, que para acompanhar sua manifestação, poderá procurar a Secretaria de Saúde do seu estado/município ou ligar para a Ouvidoria (136).

 

Disque Saúde 136

Um dos canais para o cidadão entrar em contato com a Ouvidoria é o Disque Saúde 136, onde o usuário pode manifestar suas reclamações, sugestões e elogios, além de solicitar informações sobre saúde, doenças, medicamentos e campanhas realizadas pelo Ministério da Saúde. Para as informações, os teleatendentes dispõem do Banco de Informações Técnicas em Saúde (BITS) com mais de dois mil conteúdos sobre vários temas de interesse do usuário do SUS.

As ligações são gratuitas e podem ser efetuadas de qualquer parte do país. O funcionamento deste serviço pode ser diretamente com a atendente de segunda a sexta das 7 às 22 h e aos sábados e domingos das 8 às 18 horas. Fora desse horário as informações são disponibilizadas pela Unidade de Resposta Audível (URA), com informações gravadas.

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