Ações pontuais e permanentes em prol do Meio Ambiente

O evento bateu recorde de participação dos alunos nas apresentações e de presença dos pais- Foto: Lucas Coimbra
Fundação Emalto realiza 9º Festival Literário com homenagem a Rita Lee
9 de junho de 2017
No hospital geralmente movimentado a noite, apenas um morador de rua dormindo no local
Os efeitos da crise da saúde de Coronel Fabriciano
9 de junho de 2017

Ações pontuais e permanentes em prol do Meio Ambiente

Uma das lagoas do Parque Estadual do Rio Doce

Uma das lagoas do Parque Estadual do Rio Doce

Em 1972 durante a Conferência das Nações Unidas a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado todo 05 de junho. O objetivo é chamar a atenção de todos os setores da sociedade para os problemas ambientais e a necessidade de preservação dos recursos naturais. Essas iniciativas acontecem no mundo todo para discutir como anda a poluição do ar, do solo; o desmatamento desenfreado; a diminuição da biodiversidade, a água potável, destruição da camada de ozônio e das florestas.

No Vale do Aço muitas ações não se limitam ao dia 05, empresas, entidades e poder público promovem intervenções durante o mês, algumas durante todo ano. 

 

Consciência

Preservar o meio ambiente não depende apenas das organizações, instituições ou governo. Essa prática começa com ações individuais, dentro da própria casa, na rua, no trabalho ou na escola. São pequenos atos como separar o lixo entre orgânico, recicláveis e não recicláveis, não jogar lixo na rua, não depositar entulho em lugares e datas não estabelecido pelo poder público, economizar água, usar menos plástico e expandir essa consciência para o maior numero de pessoas possíveis, podem contribuir de forma relevante para a preservação ambiental.

 

Poder público

No dia 05 a Prefeitura de Timóteo promoveu um dia de sensibilização dos funcionários numa reflexão sobre o papel de todos na co-responsabilidade ambiental no dia a dia. Logo depois aconteceu uma blitz educativa na Avenida Acesita no Bairro Primavera em parceria entre os integrantes do PIEAT: CEMIG, Fundação Aperam Acesita, Prefeitura Municipal de Timóteo, Polícia Militar de Minas Gerais (12ª Ind MAT, 85ª Cia) e Rede Ambiental Verde Vida, distribuiram mudas ornamentais e frutíferas, além de panfletos educativos.

No mesmo dia a prefeitura de Ipatinga também distribui mudas, essas cultivadas no Viveiro Municipal para motoristas em blitz ecológica. Ao longo da semana, diversas outras atividades são cumpridas para estimular a população a contribuir para a preservação dos bens naturais. A ação tem o apoio da 12ª Cia. PM Independente de Meio Ambiente e Trânsito, empresa Infrater e estudantes do curso de Engenharia Ambiental da Faculdade Única. A meta é que sejam distribuídas durante a semana mais de mil mudas, entre elas Amora, Murta, Flamboyant Mirim, Calistemo (Escova-de-garrafa), Ipê branco e Ipê Roxo.

 

Empresas

Alguns setores da iniciativa privada se esforçam para dar sua contribuição. A Cenibra, por exemplo, desenvolve atividades permanentes. A empresa maneja uma área de 255 mil hectares, sendo 51% de plantio de eucalipto; 41% de área de Preservação Permanente, Reserva Legal e Floresta Nativa; e o restante em áreas destinadas para infraestrutura e outros.

A Gestão Ambiental praticada pela empresa busca o equilíbrio entre a execução das atividades produtivas e o meio ambiente. Programas de monitoramento de água, solo, fauna e flora são desenvolvidos em parceria com universidades e organizações não-governamentais. Os resultados destes monitoramentos são considerados no planejamento das atividades operacionais, bem como na definição de estratégias de conservação e proteção do patrimônio natural da Empresa, composto por mais de 103 mil hectares de matas nativas.

Esta área de mata nativa (maior do que os 20% exigidos por Lei – Código Florestal) é povoada por uma rica fauna silvestre e conta com inúmeros lagos e cursos d’água, com mais de 4.500 nascentes, que fornecem água para as comunidades vizinhas da CENIBRA, bem como mantém a biodiversidade das áreas.

De acordo com a empresa, há ainda promoção de diversas ações de educação ambiental para promover a conscientização das gerações presente e futura.

Outra empresa sensível a questão ambiental é a Emalto, com ações  durante todo o ano. De acordo com o diretor administrativo Alexandre Torquetti Júnior, a empresa trabalha em várias frentes. “Trabalhamos na preservação de mata atlântica linear ao Parque Florestal Rio Doce (Mata do Parque); tratamos toda água consumida nas fábricas de forma que garantimos o retorno para o rio Piracicaba da mesma qualidade de entrada; fazemos coleta seletiva do lixo com destinação adequada; monitoramento ambiental, hídrico, atmosférico e sonoro e descarte adequado dos resíduos gerados nos processos produtivos; também trabalhamos educação ambiental com alunos da Fundação Emalto” pontuou Alexandre Torquetti Jr.

A Emalto ainda conta uma área de preservação ambiental de 106 hectares com nascentes preservadas.

 

Parque Estadual

Nessa questão ambiental, a região tem o privilégio de contar com o Parque Estadual do Rio Doce, uma relevante reserva que possui papel estratégico na biodiversidade brasileira. O Parque Estadual do Rio Doce (PERD), localizado no município de Marliéria é a maior área contínua de Mata Atlântica preservada em Minas Gerais. Com seus 35.970 hectares é a primeira unidade de conservação estadual e possui uma enorme biodiversidade com espécies raras e exuberantes da fauna e flora, responsável por atrair pesquisadores e turistas de várias partes do mundo.

O gerente do PERD, Vinícius de Assis Moreira, acredita que a reserva precisa ser mais conhecida e valorizada. “Precisamos despertar na sociedade o desejo de conhecer o parque. É um lugar reconhecido internacionalmente, porém, de maneira contraditória é pouco difundido e valorizado em nossa região”, pontuou. O PERD é o parque mais pesquisado no Brasil com vários projetos de pesquisa em andamento, dentre outros 1500 finalizados.

O Parque oferece ainda completa infra-estrutura para atendimento aos turistas e pesquisadores. Portaria, estacionamento, área de camping, vestiários, restaurante, anfiteatro, centro de Visitantes, centro de Pesquisas, Viveiro e posto de Polícia de Meio Ambiente. O Telefone de contato é (31) 3822- 3006.