Antigo São Camilo em Cel. Fabriciano tem novo gestor

A blogueira concorre com o vídeo chamado 'Make e cabelo do meu signo'
Hemily Tátila, blogueira de Ipatinga, concorre a 100 mil reais em concurso nacional
10 de maio de 2017
Imagem: Agência Brasil
Lula diz a Moro que não há provas contra ele e nega conhecimento de propina
11 de maio de 2017

Antigo São Camilo em Cel. Fabriciano tem novo gestor

Dr. Marcos Vinícius, prefeito de Cel. Fabriciano, com autoridades municipais e da Beneficência Social Bom Samaritano

Dr. Marcos Vinícius, prefeito de Cel. Fabriciano, com autoridades municipais e da Beneficência Social Bom Samaritano

O prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius  e representantes do Governo do Estado entregaram nesta quarta-feira,  10, a gestão do Hospital São Camilo  à  Beneficência Social Bom Samaritano, de Governador Valadares.  A Fundação São Camilo,  antiga gestora, não está mais à frente do hospital em virtude do encerramento do contrato que mantinha com o Estado desde 2012. O contrato emergencial não podia mais ser renovado e o hospital corria risco de fechamento.

A negociação que resultou na escolha da nova gestora foi conduzida pelo prefeito junto à Secretaria de Estado da Saúde – SES/MG, que admitiu ainda a proposta do município de implantar a gestão plena na saúde, modelo que vem sendo adotado por vários municípios e permite à prefeitura gerir os recursos que receber do Estado e do Governo Federal. A Beneficência Bom Samaritano ficará à frente do hospital de Fabriciano por pelo menos seis meses, tempo em que o município terá que fazer um chamamento público para escolher a gestora definitiva do hospital por período que poderá chegar a 30 anos.

A Bom Samaritano já administra o antigo Hospital Evangélico em Governador Valadares com excelentes resultados junto ao Estado e ao SUS. O superintendente da instituição, Elvis Andrade, conheceu as instalações do São Camilo e já começou a definir a equipe administrativa. Uma das primeiras medidas foi o acesso ao sistema gerencial e à lista de pacientes internados.  “Estamos tomando pé da situação para decidir que medidas tomar, inclusive em relação aos funcionários. Todos serão tratados com respeito e dignidade e certamente,  a grande maioria, continuará trabalhando conosco”, disse Elvis.

 

Partos e pediatria

Com as mudanças, o São Camilo passa a se chamar Hospital Dr. José Maria Morais. Dr. José foi médico e um dos fundadores do Hospital Siderúrgica. Ele faleceu em 2016. “Dr. José Maria Morais foi um batalhador pela melhoria da saúde em Coronel Fabriciano e ninguém mais do que ele merecia essa homenagem”, afirmou Dr. Marcos Vinicius. Segundo o prefeito, com a gestão plena e a incorporação do São Camilo,  o município dá um  salto gigantesco na saúde e pode voltar a realizar partos ainda neste ano com a entrada em funcionamento da maternidade, o que não ocorre há 8 anos. Ainda de acordo com o prefeito, a estrutura do Hospital Dr. José Maria Morais comportaria ainda a implantação de uma pediatria e mais um centro cirúrgico.

 

Recursos

A Referência Técnica da Secretaria de Estado da Saúde, Elizabeth Franqueira, garantiu que os recursos repassados ao São Camilo continuarão a ser enviados dentro da nova parceria.  São cerca de R$ 1 milhão e trinta e seis mil mensais além dos repasses do Governo Federal por meio do Sistema Único de Saúde – SUS. Esses valores podem variar conforme a capacidade de atendimento do hospital.  Atualmente, são cerca de R$500 mil reais mensais. Elizabete informou que os repasses à Fundação São Camilo sob responsabilidade do Estado estão em dia e não há débitos em atraso. A última parcela, segundo Elizabeth,  já foi empenhada, “o que garante o encerramento do convênio dentro da normalidade e permite à Fundação São Camilo fazer todos os acertos trabalhistas e com fornecedores”, concluiu.