Coronel Fabriciano pode impulsionar turismo com rampa de vôo livre na Serra do Cocais

O minério de ferro foi um dos produtos que ajudou no superavit da balança comercial
Balança comercial tem superávit acumulado de US$ 19 bilhões até abril
24 de abril de 2017
O prefeito Dr. Geraldo Hilário foi recepcionar pacientes no embarque
Prefeitura de Timóteo realiza mutirão de mamografia
24 de abril de 2017

Coronel Fabriciano pode impulsionar turismo com rampa de vôo livre na Serra do Cocais

Rampa pode impulsionar esporte e turismo no município. Foto ilustrativa - Arquivo EBC

Rampa pode impulsionar esporte e turismo no município. Foto ilustrativa - Arquivo EBC

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura, vai construir uma rampa de voo livre na Serra de Cocais. O movimento no projeto esteve reunido com o prefeito, Dr. Marcos Vinicius, e recebeu dele todas as garantias de apoio, como auxílio na solicitação de licenças, autorizações e infraestrutura, como a construção da estrada de acesso ao pico.

A Gerente de Turismo, Betinna Tassis acredita que a prática do esporte no local vai proporcionar um viés para a valorização de todos os atributos da serra de Cocais e dos esportes já existentes no local. “Vamos atrair turistas diferenciados e despertar potencial para campeonatos brasileiro e mundial”, informa. A Serra de Cocais possui nascentes e uma diversidade de fauna e flora, que hoje não estão catalogadas.

Praticante do voo livre há cinco anos, Edney Nepomuceno diz que o local onde ficará a rampa possibilita decolagens em vários sentidos, seja para o norte, leste ou sul. “É uma grande novidade para Fabriciano! É um esporte que vem crescendo bastante” disse. A região do Vale do Aço possui cerca de 50 praticantes do esporte radical.

No dia 20 de maio uma equipe da Prefeitura juntamente com alguns pilotos, iráanalisar as condições de decolagem, ou seja, verificar a melhor posição e a velocidade dos ventos. Segundo o Gerente de Juventude da Secretaria de Governança da Cidadania do Futuro, Laudenir Vieira, a rampa é uma conquista importante para despertar novos atletas de alto rendimento. “Estamos gratos ao Waldiney Renato mentor do projeto e ao prefeito por aprovar, porque o esporte agrega disciplina, autoestima, confiança, fatores que tiram nossos jovens da criminalidade” afirmou.

 

Curiosidade

O voo livre é um esporte em que o piloto utiliza os contrastes de temperatura do vento para realizar voos não motorizados. A categoria do voo livre inclui apenas asa-delta e parapente. A asa-delta conta com uma estrutura maior e pode alcançar até 100 km/h, enquanto o parapente não costuma passar dos 70 km/h. O esporte chegou ao Brasil em 1974, quando o piloto francês StephanSegonzac chamou a atenção ao decolar com uma asa-delta do alto do Corcovado, no Rio de Janeiro. Em 1975, aconteceu o 1º Campeonato Brasileiro de Voo Livre, e já há campeonatos mundiais desde 1976.