Medicamentos chegam às UBS de Coronel Fabriciano

aranha
Pesquisa com veneno de aranha pode gerar remédio para disfunção erétil
9 de abril de 2017
enem17
Inep publica edital do Enem; taxa de inscrição será de R$ 82
10 de abril de 2017

Medicamentos chegam às UBS de Coronel Fabriciano

DSC02011

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, informa que adquiriu um grande lote de medicamentos para abastecer as Unidades Básicas de Saúde (UBS). O investimento, feito em regime de urgência, visa abastecer todas as unidades que desde o começo do ano apresentavam falta de medicamentos em virtude dos baixos estoques encontrados. 90% dos medicamentos comprados já foram entregues. Dos 166 tipos de itens padronizados, apenas 18 estão em falta. A previsão é de que eles cheguem ainda este mês.

O prefeito, Dr. Marcos Vinícius, acompanhou in loco o descarregamento de algumas encomendas e recomendou a entrega no menor tempo possível a fim de garantir aos cidadãos que esperam ansiosamente pelos medicamentos possam retomar o uso no menor tempo possível. “Com saúde a gente não brinca não. O desabastecimento não foi culpa nossa. Encontramos as farmácias vazias e só agora estamos reabastecendo porque o processo de compra é demorado. De agora em diante, esperamos não ver esse tipo de problema mais”, disse Dr. Marcos.

Já está em andamento um processo de licitação para compra de medicamentos para o ano inteiro. O Gerente da Assistência Farmacêutica, Denílson Duarte Carvalho, explica que são itens indispensáveis para a saúde da população. “Sabemos da importância de investir na atenção básica”, destacou. Ainda de acordo com Denílson, com a reposição para todo o ano, não vai faltar remédios nas UBS. “Essa ação é fundamental para proporcionarmos uma saúde de qualidade para nossos cidadãos, que além de serem merecedores, têm o direito constitucional de recebê-la”, completou.

Cada farmácia receberá uma quantidade padrão, de acordo com a demanda de cada UBS. Essa ação visa evitar que os remédios fiquem parados, sem utilização, com risco de perda de validade.

 

Farmacêuticos

Uma novidade implantada pela nova gestão é a contratação de farmacêuticos para atenderem nas Unidades Básicas de Saúde. Isso vai evitar que servidores não capacitados para a função prestem um atendimento que deve ser qualificado. Em breve, as UBS também vão receber mais médicos para o atendimento diário, além do Corujão da Saúde, que vai funcionar nas unidades Centro e Santa Cruz a partir das 16 horas.