A Prefeitura de Timóteo retomou o convênio com o Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas, que engloba oito cidades. O prefeito de Timóteo Geraldo Hilário Torres assinou a renovação do convênio nesta segunda-feira (27), em seu gabinete, em reunião com o presidente da Agência de Desenvolvimento Turístico do Circuito Mata Atlântica de Minas, Horácio de Carvalho Santos, juntamente com o vice-prefeito e secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Econômico de Timóteo, Carlos Vasconcelos, e o coordenador de Estratégias de Desenvolvimento ao Turismo de Timóteo, Gentil Pires.
Os Circuitos Turísticos são entidades sem fins lucrativos, que caracterizam a política pública de Regionalização do Turismo de Minas Gerais, em desenvolvimento pelo Governo do Estado de Minas Gerais. Esta política é um modelo de gestão das regiões turísticas que segue as diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo, estabelecido pelo Ministério do Turismo.
O Circuito Mata Atlântica de Minas é composto por oito municípios do Rio Doce: Açucena, Belo Oriente, Coronel Fabriciano, Ipatinga, Marliéria, Santana do Paraíso, São Domingos do Prata e Timóteo. Tem como proposta organizar e desenvolver a atividade turística regional de forma sustentável, consolidando uma identidade regional.
“Cerca de 30% do território de Timóteo é composto por área do Parque Estadual do Rio Doce, maior reserva contínua de Mata Atlântica de Minas Gerais. Toda essa riqueza natural estimula o desenvolvimento regional do turismo ecológico, que deve ser trabalhado de forma sustentável”, destaca Geraldo Hilário, acrescentando que a Agência é um instrumento fundamental para nortear os projetos turísticos.
Ao renovar o convênio, o município de Timóteo se compromete a reestruturar o Conselho e o Fundo Municipal de Turismo, que encontravam-se inativos desde 2013. A coordenação de Estratégias de Desenvolvimento ao Turismo já está recebendo as indicações para a composição do novo Conselho. “Com a reabilitação dos dois órgãos, o município está apto a acessar projetos e verbas ligadas às políticas públicas de turismo, preconizadas pela Secretaria de Estado de Turismo e pelo Ministério do Turismo”, explica o vice_prefeito