Empresas que não se intimidaram frente à crise em 2016 colhem frutos esse ano

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Empresas que não se intimidaram frente à crise em 2016 colhem frutos esse ano

O presidente da Aperam Frederico Ayres e diretores da empresa junto à placa oficial de inauguração da nova linha de produção - Foto: Elvira Nascimento

O presidente da Aperam Frederico Ayres e diretores da empresa junto à placa oficial de inauguração da nova linha de produção - Foto: Elvira Nascimento

No inicio do ano passado o jornal O Informante publicou uma matéria com o título “Em meio à crise é preciso fazer diferente para alcançar novos resultados”. Na oportunidade a  reportagem do jornal esteve em três empresas de segmentos diferentes, na Aperam South America no setor da indústria, a Express do comércio varejista e vestuário e no então Cultura e Cana, no ramo de bar e entretenimento. Em comum os três promoviam robustos investimentos proporcionais às respectivas empresas.

O momento era de profunda crise; no campo econômico o país estava acumulando índices negativos, vivia total instabilidade com crescimento da inflação, perda de investimento e aumento do desemprego. No campo político a então presidente Dilma Rousseff (PT) enfrentava dificuldades com perda de suas bases políticas, grande índice de rejeição, manifestações e um eminente processo de impeachment, o que meses depois culminou na sua queda.

Nesse cenário muitos empresários escolhem se omitir, esperar para ver o que vai acontecer. Na época o consultor empresarial, Coach e conferencista Renato Yaramo (Diretor da Escola de Liderança pela Organização Internacional Condor Blanco) destacou a necessidade de visão empreendedora em momentos de adversidades.  “Esperar a crise passar pode significar esperar as oportunidade passarem. Ficar parado é a pior opção. Planejar, inovar, motivar, treinar e capacitar sua equipe, estas são as sacadas do momento. Equipes motivadas com objetivos claros vão largar na frente,” afirmou o consultor.

Cerca de um ano depois o jornal O Informante volta a visitar essas empresas para conferir se realmente conseguiram alcançar os resultados esperados.

 

Indústria

Em 2016 a Aperam South América investiu em tecnologia, criou novos produtos e abriu novos mercados. A empresa também investiu no desenvolvimento de uma nova tecnologia para produção de um novo produto, o High Permeability Grain Oriented (HGO).

Já no inicio do mês de fevereiro desse ano a Aperam reuniu em Timóteo importantes fabricantes mundiais de equipamentos para o lançamento da nova família de aços elétricos especiais. Executivos de empresas e instituições visitaram a linha de produção e puderam conferir o lançamento da linha de aços elétricos especiais, que reúne os aços GO (grãos orientados) e HGO (grão superorientado de maior permeabilidade), de alta eficiência energética para aplicações em transformadores de geração e distribuição. A nova linha abre um novo e promissor campo de perspectivas e negócios para a empresa.

 

Comércio

A empresária Flávia Costa, das Lojas Express é outro bom exemplo de quem se movimentou no ano anterior. Proprietária de uma rede de lojas varejistas, ela promoveu entre 2015 e 2016 uma grande reforma na sua sede em Timóteo, o que demandou um grande investimento.

Foi preciso fechar a loja por alguns meses e alugar outro ponto comercial durante a reforma.  “É na crise que a gente cresce e após a reforma sempre há aumento nas vendas. Não podemos parar no tempo”, destaca Flávia. A empresária disse ter acertado no investimento e ficou satisfeita com os resultados.

 

Um ano após a reforma, casa cheia tem sido uma constante no Cultura Pub - Foto: Inclose

Um ano após a reforma, casa cheia tem sido uma constante no Cultura Pub – Foto: Inclose

Entretenimento

No quesito transformação, certamente a maior se deu no antigo Cultura e Cana. Com a queda nas vendas em função de vários fatores o empresário Henrique Americano promoveu uma mudança estrutural e praticamente construiu uma nova casa, com novo conceito, novo horário de funcionamento e até novo nome, Cultura Pub. Ele ainda trouxe seu irmão, o empresário Guilherme Americano para ser sócio da casa.

Durante alguns meses o Cultura ficou fechado para reforma. Na época alguns de seus vizinhos já tinham encerrado as atividades ou estavam com o bar à venda, nada disso intimidou Henrique, pelo contrário, lhe deu a certeza sobre a necessidade de mudanças.

Um ano depois o Cultura Pub é um sucesso e por vezes é preciso interromper a entrada de clientes por já ter alcançado sua lotação. “Do jeito que estava não ia seguir em frente porque o mercado tinha caído muito. Fizemos o melhor, arriscamos na hora certa, mas não podemos parar, temos que continuar evoluindo porque o mercado é muito dinâmico. A nossa idéia é terminar 2017 com uma nova expansão e um espaço maior para nosso público”, afirmou Henrique.

Para o consultor empresarial, palestrante e empresário Roberto Guedes em momentos de crise é preciso fazer uma grande reflexão sobre o seu negócio, uma análise dos pontos positivos e a melhorar, as oportunidades e as ameaças que o mercado pode oferecer e realizar um bom planejamento estratégico com apoio dos colaboradores. É preciso movimentar, sair da zona de conforto.

“É bom ter um Plano A, B e C, buscar capacitação é uma excelente forma de conhecer novos métodos e idéias para implementar no seu negocio. É preciso adquirir novas habilidades e competências para poder evoluir e também projetar a empresa para um crescimento sustentável”, sugeriu Roberto.

O jornal O Informante também acompanhou alguns casos onde empresários estavam paralisados, esperando o que iria acontecer, alguns infelizmente sucumbiram e acabaram encerrando suas atividades.