O Kart Clube Ipatinga – KCI – localizado no bairro Novo Cruzeiro, anexo ao Parque Ipanema, empossou a sua nova diretoria para comandar a entidade no biênio 2017/ 2018. A eleição ocorreu em chapa única, encabeçada pelo piloto e ex-presidente da entidade por dois mandatos, Marciano Ceolin, tendo como vice o também piloto Ricardo Cysne. O processo eleitoral foi coordenado por Ulisses Garcia, que destaca o clima amistoso da eleição: “nosso clube tem uma tradição de sempre buscar o consenso, e dessa vez não foi diferente. Vimos discutindo o processo eleitoral e a composição da nova chapa desde o final do ano passado e o resultado agradou a todos,” enfatizou Ulisses, que também é piloto e deixa o cargo de diretor financeiro do Clube.
O presidente eleito Marciano Ceolin, que já esteve à frente da entidade nos anos de 2008 a 2012, fala dos desafios que a nova diretoria deve enfrentar, e da responsabilidade de dirigir novamente o KCI: “Mais do que nunca devemos buscar a criatividade para realizar um campeonato atrativo em 2017. Baixar os custos, buscar patrocinadores e atrair novos pilotos são sem dúvida, o nosso grande desafio. Fazendo assim, ganharemos todos: O Clube, os associados e a comunidade, que sempre prestigiou nosso esporte,” completou Ceolin.
BALANÇO POSITIVO:
Madson Martins, atual presidente do Clube, faz uma avaliação positiva dos dois anos de seu mandato e celebra a posse da nova diretoria: “Estivemos nesses dois últimos anos envolvidos com a direção do Kart Clube e nos empenhamos ao máximo para oferecer aos pilotos e comunidade em geral eventos de qualidade, principalmente no campo desportivo”, afirmou Madson.
VISITA ILUSTRE:
A pista do Kart Clube foi batizada com o nome do bi-campeão de Formula 1 e Campeão da Formula Indy, Emerson Fittipaldi, e completa em outubro 35 anos de existência. Durante todo esse tempo, diversos pilotos de destaque no automobilismo mundial, inclusive Formula 1, passaram por essa pista, mas sempre em disputas quando ainda eram promessas no kart, como por exemplo: Rubens Barrichello, Tony Kanaan, Christian Fittipaldi, Felipe Nasr e muitos outros. Mas o primeiro a pisar nessa pista depois de experimentar a fama da F1 foi Alex Dias Ribeiro, ex-piloto da categoria máxima do automobilismo na década de 70.
Alex Ribeiro cumpria uma agenda de palestras na região e lançamento de seu último livro, Força para Vencer, e aceitou de pronto o convite para conhecer o Clube.
Só para se ter uma idéia do que representou Alex para o automobilismo brasileiro, o tricampeão de F1 Nelson Piquet, era mecânico na oficina Câmber – de propriedade de Ribeiro – na cidade de Brasília. Alí, Piquet ajudava a preparar os carros de clientes e os de competição, pilotando de vez em quando. Nasceu assim o piloto e futuro campeão Nelson Piquet!
SE TÁ NA PISTA É PRA DISPUTAR!
A ilustre visita não poderia passar em branco e, ignorando os quase 70 anos de idade do ex-piloto, foi oferecido a Alex Ribeiro um Kart para experimentar a pista. Ele não fez cerimônia: tratou de conseguir um macacão e equipamentos de segurança emprestados e foi experimentar a pista que leva o nome do amigo Emerson Fittipaldi. Bastaram duas voltas para que Alex “pegasse a mão” da pista.
Nos momentos finais da atividade de pista, o desafio: Um grid com Alex e outros três pilotos. E não é que o veterano levou a melhor? Logo na primeira volta, Juninho “Picolé” rodou na segunda posição provocando saída de pista dos pilotos Fabiano Bill e Marciano Ceolin, que vinham logo atrás. Aí foi só administrar as outras 3 voltas, fechando a mini corrida com Alex Ribeiro em primeiro, seguido por Ceolin, Bill e Picolé.
João Sena, mecânico do KCI foi quem preparou o kart de Alex, e falou emocionado: “É incrível como ele pilota, uma suavidade que poucas vezes vi, além de ser esta pessoa humana extraordinária. Grande honra para o Clube receber figura tão distinta!”
ATLETAS DE CRISTO:
Fora das pistas, Alex Ribeiro tem se dedicado principalmente à Organização Atletas de Cristo, tendo participado em várias edições das Olimpíadas e da Copa do Mundo de Futebol, isto há mais de 20 anos. Mas a paixão pelo automobilismo ficou estampada nos seus olhos e no sorriso de satisfação após a pilotagem na pista do kartódromo. “Estou muito feliz de pilotar nessa pista maravilhosa! Quero dizer que Ipatinga e esse Clube merecem toda a atenção pois, isso aqui é uma jóia na cidade,”enfatizou Alex.
COPA VALE DO AÇO DE KART
Segundo informações da nova diretoria do KCI, a previsão de início da Copa Vale do Aço de Kart é em 30 de abril, com a realização do GP Aniversário de Ipatinga e a promessa de grid cheio e arquibancada lotada para prestigiar o evento de abertura. Até lá, seguem acontecendo treinos livres, de quarta a domingo. O Kart Clube Ipatinga é uma entidade pública, reconhecida por lei Estadual e Municipal e seus eventos esportivos têm entrada franca.