15ª Caravana das Águas, entidades se unem em prol do meio ambiente

Saber
Fundação Aperam Acesita inicia as aulas do projeto de alfabetização de idosos
23 de março de 2017
kart destaque
Marciano Ceolin reassume presidência do Kart de Ipatinga em posse com presença de ex piloto da Fórmula 1
24 de março de 2017

15ª Caravana das Águas, entidades se unem em prol do meio ambiente

agua

Neste sábado, 25/3, a CENIBRA, a Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito da Polícia Militar (MG) e os demais integrantes da Rede Ambiental Verde Vida realizarão a 15ª Caravana das Águas. O objetivo do evento é fomentar a consciência ambiental, principalmente, em relação à necessidade do uso racional dos recursos hídricos.

A atividade acontece anualmente, sempre por ocasião do Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. Os participantes se reúnem na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE/COPASA) de Ipatinga, às 7h30, iniciam o deslocamento motorizado, pela estrada vicinal, com destino ao Centro de Eventos do município de Pingo D’Água. Neste espaço, serão desenvolvidas oficinas temáticas, estimulando o envolvimento de crianças e adolescentes, através de atitudes práticas de preservação ambiental.

“Todos os anos são desenvolvidas atividades de reflexões das ações humanas e ambientais ao Rio Doce, e para este ano estamos inserido mais dois Rios importantes de nossa região para a reflexão que são: Rio Sacramento e o Rio Beirão do Boi” afirma o Técnico de Relações Institucionais da CENIBRA, Júlio Cesar Madeira.

 

Redação

Simultaneamente, a CENIBRA realiza um concurso de redação nas escolas com foco em preservação dos recursos hídricos. Participam as escolas Escola Estadual Professora Dinalva Maria de Souza (Pingo D’Água); e Escola Estadual João Paulo II (Revés do Belém – Bom Jesus do Galho). Serão premiadas no dia da Caravana das Águas, as três melhores redações de cada escola.

Aproximadamente 350 pessoas são esperadas para o evento, dentre elas professores, estudantes, grupos de escoteiros, representantes de entidades privadas e órgãos públicos, além da sociedade civil organizada.

Ainda nesta semana foram realizadas blitze Educativas em todo Vale do Aço (Timóteo, Marliéria, Coronel Fabriciano, Ipatinga e Belo Oriente). Em frente ao Viveiro Florestal da CENIBRA, a blitz contou com a parceria da Rede Ambiental Verde Vida, Escola Municipal Hilda Moraes (Matriz), 12º Cia Ind Mat PMMG, CODEMA, COMTUR, Secretaria de Meio Ambiente e Consep de Belo Oriente.

 

ÁGUA

Uma organização com sistemas integrados (fábrica e floresta) a CENIBRA desenvolve uma série de ações no sentido de monitorar parâmetros ambientais que sirvam como indicadores de qualidade para uma avaliação e acompanhamento das atividades operacionais. As áreas da Empresa produzem mais água do que o processo de fabricação de celulose necessita, caracterizando assim um balanço favorável à disponibilidade hídrica. Ao longo dos anos a CENIBRA tem buscado a otimização do processo de produção de celulose. Sempre com o objetivo de reduzir o consumo de água, por meio da implantação de projetos ambientais e inovações tecnológicas.

Atualmente, 95% do que é captado e utilizado no processo de fabricação da celulose, retorna ao Rio Doce, após passar pela Estação de Tratamento de Efluentes da CENIBRA. A Estação de Tratamento de Efluentes da CENIBRA é composta por sistemas de pré-tratamento, tratamento primário e tratamento secundário, sendo o último por processo biológico de lodo ativado.

Programas de monitoramento de água, solo, fauna e flora são desenvolvidos em parceria com universidades e organizações não-governamentais. Os resultados destes monitoramentos são considerados no planejamento das atividades operacionais, bem como na definição de estratégias de conservação e proteção do patrimônio natural da Empresa, composto por mais de 103 mil hectares de matas nativas. Esta área (maior do que os 20% exigidos por Lei – Código Florestal) é povoada por uma rica fauna silvestre e conta com inúmeros lagos e cursos d’água. Estas áreas abrigam mais de 4.500 nascentes, que fornecem água para as comunidades vizinhas da CENIBRA, bem como mantém a biodiversidade das áreas.