Neste sábado, 25/3, a CENIBRA, a Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito da Polícia Militar (MG) e os demais integrantes da Rede Ambiental Verde Vida realizarão a 15ª Caravana das Águas. O objetivo do evento é fomentar a consciência ambiental, principalmente, em relação à necessidade do uso racional dos recursos hídricos.
A atividade acontece anualmente, sempre por ocasião do Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. Os participantes se reúnem na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE/COPASA) de Ipatinga, às 7h30, iniciam o deslocamento motorizado, pela estrada vicinal, com destino ao Centro de Eventos do município de Pingo D’Água. Neste espaço, serão desenvolvidas oficinas temáticas, estimulando o envolvimento de crianças e adolescentes, através de atitudes práticas de preservação ambiental.
“Todos os anos são desenvolvidas atividades de reflexões das ações humanas e ambientais ao Rio Doce, e para este ano estamos inserido mais dois Rios importantes de nossa região para a reflexão que são: Rio Sacramento e o Rio Beirão do Boi” afirma o Técnico de Relações Institucionais da CENIBRA, Júlio Cesar Madeira.
Redação
Simultaneamente, a CENIBRA realiza um concurso de redação nas escolas com foco em preservação dos recursos hídricos. Participam as escolas Escola Estadual Professora Dinalva Maria de Souza (Pingo D’Água); e Escola Estadual João Paulo II (Revés do Belém – Bom Jesus do Galho). Serão premiadas no dia da Caravana das Águas, as três melhores redações de cada escola.
Aproximadamente 350 pessoas são esperadas para o evento, dentre elas professores, estudantes, grupos de escoteiros, representantes de entidades privadas e órgãos públicos, além da sociedade civil organizada.
Ainda nesta semana foram realizadas blitze Educativas em todo Vale do Aço (Timóteo, Marliéria, Coronel Fabriciano, Ipatinga e Belo Oriente). Em frente ao Viveiro Florestal da CENIBRA, a blitz contou com a parceria da Rede Ambiental Verde Vida, Escola Municipal Hilda Moraes (Matriz), 12º Cia Ind Mat PMMG, CODEMA, COMTUR, Secretaria de Meio Ambiente e Consep de Belo Oriente.
ÁGUA
Uma organização com sistemas integrados (fábrica e floresta) a CENIBRA desenvolve uma série de ações no sentido de monitorar parâmetros ambientais que sirvam como indicadores de qualidade para uma avaliação e acompanhamento das atividades operacionais. As áreas da Empresa produzem mais água do que o processo de fabricação de celulose necessita, caracterizando assim um balanço favorável à disponibilidade hídrica. Ao longo dos anos a CENIBRA tem buscado a otimização do processo de produção de celulose. Sempre com o objetivo de reduzir o consumo de água, por meio da implantação de projetos ambientais e inovações tecnológicas.
Atualmente, 95% do que é captado e utilizado no processo de fabricação da celulose, retorna ao Rio Doce, após passar pela Estação de Tratamento de Efluentes da CENIBRA. A Estação de Tratamento de Efluentes da CENIBRA é composta por sistemas de pré-tratamento, tratamento primário e tratamento secundário, sendo o último por processo biológico de lodo ativado.
Programas de monitoramento de água, solo, fauna e flora são desenvolvidos em parceria com universidades e organizações não-governamentais. Os resultados destes monitoramentos são considerados no planejamento das atividades operacionais, bem como na definição de estratégias de conservação e proteção do patrimônio natural da Empresa, composto por mais de 103 mil hectares de matas nativas. Esta área (maior do que os 20% exigidos por Lei – Código Florestal) é povoada por uma rica fauna silvestre e conta com inúmeros lagos e cursos d’água. Estas áreas abrigam mais de 4.500 nascentes, que fornecem água para as comunidades vizinhas da CENIBRA, bem como mantém a biodiversidade das áreas.