

O Assessor da Vice Presidência da Cenibra, Toshiki Kurahashi, o vereador Cristiano do Cais, o Presidente da Cenibra e do Instituto Cenibra, Naohiro Doi, o prefeito Dr. Marcos Vinícius e a Coordenadora de Comunicação Corporativa e Relações Institucionais da Cenibra, Leida Horst
O prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinícius, esteve na Cenibra, nesta terça-feira, 14, para reestabelecer a parceria e o investimento da empresa nos Fundos para Infância e Adolescência (FIA) e Fundo Nacional do Idoso (FNI) em Fabriciano.
Participaram da reunião, além do prefeito, a Secretária de Governança Social, Patrícia Dias e o Vereador Cristiano do Cais (PV), que é da base aliada ao prefeito e dirige uma das maiores instituições filantrópicas do Estado, a Casa de Artes e Inclusão Social, Cais. Dr. Marcos destacou o importante papel social e econômico da Cenibra no cenário nacional e do Vale do Aço e afirmou a importância de investimentos como esses para a transformação da cidade. “A transformação de uma realidade social vem da educação. Por isso, pretendemos retomar essa parceria que foi muito importante no passado”, disse.
O prefeito assinou um termo de adesão ao Projeto Conselho Eficaz do Instituto Cenibra, em parceria com a ABA, Associação Beneficente Ágape. O projeto atua na potencialização dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente através de cursos, seminários, oficinas, simpósios de formação para conselheiros, agentes públicos e sociais e operadores dos direitos da Criança e do Adolescente. Para a Secretária de Governança Social, Patrícia Dias, “a questão da capacitação é uma estratégia fundamental para o fortalecimento das entidades na preparação de todo esse processo de organização da sociedade civil”.
Contribuição
Por meio de deduções nos valores devidos da declaração do Imposto de Renda, pessoas físicas e jurídicas podem destinar de 1 a 6% do valor total do IR para o FIA e, também, para o FNI municipal. Essa verba é administrada pela Secretaria de Governança Social e beneficia diversos projetos sociais que atuam na garantia da promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, além de programas de destinados aos idosos, no caso do FNI. Os recursos são aplicados exclusivamente nestas áreas com monitoramento do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente – CEDCA e do Conselho dos Direitos do Idoso.
Para contribuir com os fundos municipais é muito simples. Pessoas Físicas que optarem pelo modelo completo da declaração de IR podem destinar até 6% do valor do imposto devido para as doações. Já as Pessoas Jurídicas podem deduzir até o limite de 1% do imposto calculado pelo lucro real. O montante doado durante o ano-base da Declaração de Imposto de Renda deverá ser informado no campo “Doações Efetuadas” no programa de Declaração de Ajuste Anual de Imposto de Renda.
Vereadores da Comissão se reúnem com profissionais da Secretária de Educação da Prefeitura de Timóteo