Fórum de Mídias Sociais discute tendências e desafios do mundo digital

Taxa de homicídios diminui nas grandes cidades e aumenta no interior, diz Ipea
13 de julho de 2016
Prefeituras têm até o dia 31 para aderirem ao Programa Estadual de Transporte Escolar
13 de julho de 2016

Fórum de Mídias Sociais discute tendências e desafios do mundo digital

a4973MSM_5413

por Marcelo Sant’Anna/Imprensa MG

O Fórum de Mídias Sociais (FOMS), realizado neste domingo (20/3), em Belo Horizonte, foi um marco para as áreas de tecnologia e inovação em Minas Gerais. O fórum inaugurou um intenso calendário de eventos e ações voltadas para o setor tecnológico que vão acontecer no estado a partir deste ano. O FOMS provocou reflexões sobre o atual cenário das mídias sociais e levou ao público histórias e dicas de nomes conhecidos do mundo digital como PC Siqueira, Wesley Barbosa, Bella Falconi e Cid Não Salvo.

Na abertura do fórum, o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Miguel Corrêa Júnior, enfatizou que Minas Gerais aposta na juventude. “Essa é a primeira aposta séria que se faz em Minas. Será um grande investimento na juventude nos próximos anos e a maior ação de desenvolvimento da economia digital da América Latina. Queremos ser o novo Vale do Silício. Em poucos lugares do país tem uma aposta tão forte neste modelo”, ressaltou o secretário.

O subsecretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Leonardo Dias, falou sobre o programa Minas Digital e as ações de tecnologia e inovação que acontecem em Minas Gerais, como o Seed, iniciativa governamental de incentivo às startups. “A estratégia é reunir todas as ações do estado na área de tecnologia”, frisou. Ainda segundo Leonardo Dias, Minas Gerais tem muito o que mostrar ao mundo. “Temos que contar as ações boas do nosso estado e para isso estamos montando um calendário de eventos com o objetivo de atingir todas as idades e os públicos. Vamos fazer diferente”, acrescentou.

Voltado a estudantes, profissionais do segmento, empreendedores e demais interessados no assunto, o fórum foi o primeiro de um extenso calendário de eventos, em 2016, para fortalecimento do cenário de tecnologia e inovação de Minas. Iniciativa da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sectes), o FOMS também levou ao público mineiro novidades sobre as plataformas digitais na atualidade.

O evento também contou com a participação ao vivo de representantes das Uaitecs de Prata, Patos de Minas, Leopoldina e João Pinheiro, que puderam fazer perguntas e explicaram o trabalho realizado nas unidades.

 

Experiências inovadoras

Tendo como mestre de cerimônia Erick Krominski, conhecido como um dos repórteres do CQC e idealizador do Muito Interessante, o evento contou com a participação de alguns dos grandes nomes das mídias sociais no Brasil. “É um evento que nasce para inspirar. A ideia é que você saia daqui com a cabeça aberta para criar algo novo, com o espírito de criatividade”, destacou Erick.

O primeiro a subir ao palco foi Cid Cidoso, criador do blog Não Salvo, famoso pela criação de virais das mídias sociais. Conhecido como Cid Não Salvo, o blogueiro falou sobre sua carreira e do poder da internet de mobilizar milhares de pessoas rapidamente. “Algumas coisas que fazemos por hobbie podemos transformar em algo profissional. No meu caso deu certo e, neste ano, a expectativa é que o site alcance um bilhão de visualizações”, comentou.

Em seguida, o empreendedor e co-fundador da Hekima, Victor Salles, destacou como as redes sociais podem ser uma fonte de informação relevante. A startup Hekima oferece soluções de Big Data Analytics que transformam as informações espalhadas pelas redes sociais em dados que podem ser usados de forma estratégica por pessoas, empresas e governos. “Sempre acreditamos que trabalhar com dados poderia trazer coisas relevantes para as pessoas. Nossa missão é cruzar cada vez mais dados para construir um mundo cada vez melhor”, afirmou.

Por sua vez, a mineira Cris Guerra, influenciadora digital e criadora da tendência looks do dia a dia e do blog Hoje, compartilhou com o público um pouco da história da sua vida, contou como a moda se tornou sua principal atividade e ressaltou a importância da autenticidade do conteúdo que é postado na internet. “A verdade eleva o nível de envolvimento com os seguidores. Isso tem um valor incrível”, comentou. A blogueira enfatizou ainda que para gerar conteúdo relevante para a internet é preciso ter afinidade com o tema.

Na sequência, Bella Falconi destacou a importância do pioneirismo no trabalho que realiza. “É um dos fatores mais importantes de sucesso. É trilhar por um caminho que ainda não existe. Meu objetivo é inspirar o empreendedorismo nas redes sociais. A criatividade é ilimitada. Ainda existem muitos territórios inexplorados e precisamos aproveitar”, salientou.  Conhecida como o maior fenômeno fitness da atualidade no país, Bella Falconi acredita que as pessoas precisam se reinventar a cada dia.

Wesley Barbosa, líder de desenvolvimento de mercado do Facebook e Instagram, também aposta no pioneirismo e nas novas ideias. Para ele, as boas ideias surgem em virtude de uma necessidade. “Não se preocupem em criar algo que não existe. Preocupe-se em criar algo útil. A necessidade é a mãe da inovação e para criar inovação é preciso resolver um problema”, comentou. Para Wesley, o ambiente que possibilita o surgimento de boas ideias não deve ter estruturas prontas ou regras.

Para fechar o evento, subiu ao palco PC Siqueira, vlogueiro de sucesso de canais no Youtube. Para ele, o grande desafio é se manter em alta. “Não existe plataforma que se mantém. A tese central é você se reinventar o tempo todo para se manter. Tem que ser sempre criativo para fazer coisas novas”, destacou. Segundo PC Siqueira, imitar o que alguém já fez não é o caminho. “Tem que algo novo de verdade”, frisou.

Também participaram do FOMS Juzão, representante da startup Niche, Victor Peçanha, co-fundador da Rock Content, Rodrigo Cartacho, co-fundador da Sympla, Israel Salmen, co-fundador da startup Mélluiz, Khalil, co-fundador da startup Kornerz, Cristina Cypriano, socióloga especializada em mídias sociais, e Joy Falete, colunista do blog Morri de Sunga Branca.