Timóteo sedia XI Conferência Municipal da Criança e do Adolescente

O meia Michelzinho foi um dos destaques da goleado do Juping sobre o São Francisco
No próximo domingo serão definidos os finalistas do Campeonato Acesitano Amador
24 de novembro de 2018
Até as 17h deste domingo haviam 29.780 inscritos com registro do Conselho Regional de Medicina (CRM) no Brasil - Foto: Arquivo Agência Brasil
Mais de 96% das vagas do Mais Médicos foram preenchidas, diz Saúde
26 de novembro de 2018

Timóteo sedia XI Conferência Municipal da Criança e do Adolescente

O evento contou com a presença de representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, empresas, Polícia Militar, entidades socioassistenciais, Conselho Tutelar, crianças e adolescentes

O evento contou com a presença de representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, empresas, Polícia Militar, entidades socioassistenciais, Conselho Tutelar, crianças e adolescentes

O auditório da Prefeitura de Timóteo recebeu na última sexata-feira (23), a XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O tema central do encontro foi “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”. A conferência contou com representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, representantes de empresas, Polícia Militar, entidades socioassistenciais, Conselho Tutelar, crianças e adolescentes.

Os eixos temáticos discutidos na conferência foram os seguintes: Garantia dos Direitos e Políticas Públicas e de Inclusão Social; Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes; Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes; Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes e Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Criança e Adolescentes.

O objetivo da XI Conferência Municipal foi o de mobilizar os integrantes do Sistema de Garantia de Direitos, adolescentes e a sociedade para a construção de propostas voltadas para a proteção integral nas políticas públicas, fortalecendo as estratégias e ações de enfrentamento às violências, considerando a diversidade.

Além da definição das diretrizes, os participantes também elegeram os delegados para representar o município na X Conferência Estadual de Minas Gerais. O evento contou com palestra da psicóloga e doutorando em Ciências Sociais/Linha de Políticas Públicas, Participação e Poder Local, Cássia Vieira de Melo.

A secretária de Assistência Social de Timóteo, Rosanna Borges Moura, exaltou a participação dos representantes de vários segmentos organizados do município o que, na sua opinião, reforça e aumenta a importância de definição das estratégias em defesa das crianças e adolescentes. “Temos uma ótima oportunidade de dialogar e discutir as políticas e as próximas ações do município para cuidar e garantir o futuro das nossas crianças e adolescentes”, destacou a secretária.

 

Desafios

Já a presidente do Conselho Municipal, Grazielle Araújo Martins Torres Torquetti, mencionou os desafios que precisam ser vencidos. Como exemplo, ela relatou uma série de indicadores que demonstram a fragilidade do público alvo: no ano de 2015, 2,8 milhões de crianças e adolescentes estavam fora da escola segundo levantamento do PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) do IBGE; 70% das vítimas de estupros no país são praticados contra crianças e adolescentes; 689 mil crianças e adolescentes morreram por acidente de trânsito, homicídio ou suicídio no período de 1980 a 2013; a cada 100 mil brasileiros mortos, 4,7% são de crianças brancas e 13,1% de negras.

 O prefeito de Timóteo, Douglas Willkys, por sua vez, se disse satisfeito pela participação em peso da população na conferência lembrando que é “nosso dever assegurar a proteção integral às crianças e adolescentes”. “O momento é importante para o fortalecimento do Conselho e das políticas que garantam o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente”, pontuou o prefeito, acrescentado “que qualquer mudança ou transformação que desejamos têm que começar a partir e nós”.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *