Fechamento dos Correios vai atingir o Vale do Aço

ONS diz que bandeira tarifária vermelha continuará em agosto
26 de julho de 2018
Maior eclipse total da Lua do século 21 ocorre nesta sexta
26 de julho de 2018

Fechamento dos Correios vai atingir o Vale do Aço

A ameaça de mais fechamento de agências dos Correios no Vale do Aço lançou um alerta na Câmara Municipal de Ipatinga. Wanderson Grandra (PSC) fez o uso da tribuna nesta semana (terça feira), em reunião no Plenário, para falar sobre o assunto.

“No Vale do Aço, a agência central de Timóteo está na lista das que podem ser fechadas. Temo que os próximos fechamentos cheguem novamente a Ipatinga, dificultando assim o acesso da população a serviços como o envio de correspondências, correção no CPF, entrada no DPVAT e serviços bancários. Sem contar a perda de empregos”, alertou o parlamentar.

Em comunicado divulgado em junho, os Correios informaram que pretendem fechar agências de atendimento em todo o país. De acordo com a estatal, a empresa vem realizando estudos de readequação da rede de atendimento, o que inclui não apenas a sua rede física como também novos canais digitais e outras formas de autosserviços. A medida vai atingir diretamente 513 agências, com a demissão de 5,3 mil funcionários.

O município de Ipatinga enfrentou esse problema recentemente. As agências do bairro Horto e do Shopping Vale do Aço foram fechadas no ano passado. Outras agências em Ipatinga, segundo receio do vereador, como a do Bairro Bom Jardim e Betânia, podem estar na mira da estatal. Hoje, o município possui seis agências dos Correios, sendo três franqueadas.

Robson Silva, presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios de Minas Gerais (Sintect-MG), acredita que o governo e os patrões estão intensificando a política de sucateamento de todas as estatais, visando a privatização que significa demissão de milhares de trabalhadores.

Para o vereador Gandra, os rumores são de que o fechamento das unidades próprias dos Correios seria para beneficiar a concessão do serviço à iniciativa privada. “O lucro gerado pela exploração desses serviços serão transferidos para o capital privado. Os Correios dão lucro, pois existem empresas privadas interessadas em assumir a gestão desses serviços”, finalizou Gandra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *