Instalação de câmeras nas ruas de Fabriciano em pauta

A taxa de analfabetismo, mesmo em queda, persiste para as idades mais avançadas. Em 2017, entre as pessoas com 60 anos ou mais a taxa foi 19,3%, 1,1 ponto percentual menor do que em 2016 (20,4%)
IBGE: taxa de analfabetismo no país cai 0,2 ponto percentual em 2017
18 de maio de 2018
Pena de José Dirceu começará a ser cumprida em cela coletiva na Papuda
18 de maio de 2018

Instalação de câmeras nas ruas de Fabriciano em pauta

Rua Duque de Caxias - Foto Paulo Sérgio de Oliveira

Rua Duque de Caxias - Foto Paulo Sérgio de Oliveira

Empresários das tradicionais ruas Duque de Caxias e Maria Matos, além daqueles instalados nas vias adjacentes, em Coronel Fabriciano, se reunirão nesta terça-feira, às 9h30, na sede do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços (Sindcomércio) do Vale do Aço. O encontro, com a presença de representantes da Polícia Militar, discutirá a etapa final da instalação de 16 câmeras de monitoramento no Centro, em continuidade ao projeto “Rede de comércios protegidos”.

De acordo com informações do Sindcomércio e da PM, há pelo menos 150 lojas cadastradas no projeto. “Nesta fase da ‘Rede de comércios protegidos’, após levantamentos técnicos da Polícia Militar, está prevista a instalação de 16 câmeras em pontos estratégicos e esquinas das ruas Duque de Caxias e Maria Matos. O custo desta instalação será dividido entre os empresários, mas antecipamos que o valor será acessível”, explica o tenente Régis, idealizador da iniciativa na cidade.

Conforme o presidente do sindicato, José Maria Facundes, o objetivo principal na reunião da próxima terça-feira é formar uma comissão entre os lojistas, cuja responsabilidade será receber o valor único para a instalação das câmeras. “Se 100 comerciantes e prestadores de serviços concordarem em contribuir, por exemplo, a taxa será simbólica”, ressalta.

“A ideia é dividir as tarefas de cobrança e conscientização por quarteirões, de maneira que o trabalho seja facilitado”, complementa. Durante a reunião da próxima terça, a PM irá mostrar onde as câmeras de monitoramento ficarão instaladas e serão discutidas outras questões relacionadas à segurança em Fabriciano.

 Comércios Protegidos

Na 1ª fase do projeto, foi montado um grupo de Whatsapp com mais de 300 lojistas, no qual existe um termo de responsabilidade para participar. O assunto tratado é somente a segurança pública local. Na atual fase, será a hora do “monitoramento compartilhado”, com a instalação de câmeras por todo o Centro. A sede do Sindcomércio em Fabriciano, onde ocorrerá a reunião, está situada na Av. Magalhães Pinto, 33, Centro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *