

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, divulgou nesta segunda-feira, 16, dados do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), realizado entre os dias 09 e 12 de abril. O índice no município é de 4,1%, número considerado de médio risco de acordo com o Ministério da Saúde.
Os bairros que apresentaram maior índice foram o Aparecida do Norte (1,0%), seguido dos bairros Silvio Pereira I, Silvio Pereira II, Ponte Nova e Amaro Lanari(0,9%) e São Vicente, Santa Luzia, Santa Cruz, Bom Jesus, Santa Terezinha e Aldeia do Lago(0,7%). Mais uma vez, os principais focos de proliferação foram encontrados dentro das residências. Os agentes apontaram resultados positivos em 79 recipientes, entre bebedouros de animais com 16,5%, pratos de plantas com 14% e pneus com 11,5%.
A Gerente de Vigilância em Saúde, Vania Tavares, diz que mesmo com os trabalhos realizados pela Secretaria de Saúde, ainda falta colaboração da população. “Fizemos seis ciclos com o carro fumacê, trabalhos de bombas costais, visitas feitas pelos agentes de endemias, além de mutirões de limpeza na cidade. Mesmo assim, tivemos um LIRAa alto. Isso significa que a população não tem feito o dever de casa e continua deixando locais propícios para o mosquito se proliferar”, explica.
O levantamento é realizado três vezes por ano. Em Janeiro de 2018, Coronel Fabriciano apresentou 2.5%. Em função donúmero de casos de arboviroses registrados em 2017, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES- MG) determinou a realização de quatro LIRAas em 2018. Além de janeiro e abril, a previsão é de que em agosto e outubro sejam realizados novos levantamentos.
Para o Coordenador de Zoonoses e Endemias, Adelson Arruda, a esperança é que os números diminuam a partir da primeira quinzena de maio. “Geralmente, no período de inverno há menos incidência de água parada nas residências e consequentemente há uma diminuição significativa na proliferação do Aedes aegypti, bem como na transmissão de arboviroses”, conclui.
Vereadores da Comissão se reúnem com profissionais da Secretária de Educação da Prefeitura de Timóteo