A empresa Vereda Engenharia, que venceu a licitação para realização das obras da ponte velha que liga as cidades de Timóteo e Coronel Fabriciano fez nesta quarta-feira, 11, a primeira vistoria na ponte. A informação foi confirmada pelo deputado Celinho do Sinttrocel.
Acompanhados do responsável técnico pela obra, engenheiro José Mário Martins da Costa, funcionários fizeram medições no tabuleiro central e nos passeios laterais.
Segundo o parlamentar o trabalho de hoje dá esperança para que o problema que já perdura por há 5 anos possa ser resolvido. “Valeu a luta e estamos presentes para fiscalizar e acompanhar tudo”, disse.
Recursos garantidos
O deputado Celinho informa ainda que já existem recursos de R$ 1,7 milhão empenhados para a execução da primeira parte do contrato: estudos iniciais e a execução dos projetos para as obras.
A licitação e o contrato foram feitos a partir do Regime de Execução: Contratação Integrada. Isto significa que a Veredas é encarregada de fazer todos os estudos, preparar os projetos necessários e executar as obras. Desta forma, fica bem mais difícil que as obras sejam paralisadas por quaisquer motivos técnicos.
Contratualmente, o cronograma só poderá ser alterado em casos fortuitos – como, por exemplo, catástrofes e acidentes naturais. E o preço só será reajustado mediante um desiquilíbrio financeiro evidente e comprovado.
Cronograma
O prazo total do empreendimento é de 540 dias (18 meses). Os seis primeiros meses devem ser dedicados à elaboração, entrega e aprovação do projeto Básico e Executivo. Os demais 360 dias estão disponibilizados para a execução das obras.
“Tenho fé que, dentro de um ano e meio nossa Ponte Velha estará novinha em folha,” comentou o deputado Celinho que destacou o trabalho do DNIT: “Sei que não foi uma tarefa fácil. O Regime de Execução Contratação Integrada é uma novidade para todo mundo. A Superintendência Regional, e toda a sua equipe técnica deram conta do recado.”
Com informações da Assessoria do deputado Celinho do Sinttrocel