O município de Periquito já não é mais o mesmo desde o lançamento do projeto cultural Contém Cultura e inauguração da sala de cinema instalada na região central da cidade no mês passado. A observação é de Brandina Maria de Lourdes, 77, munícipe que vem colaborando com as atividades desenvolvidas no espaço multicultural estruturado em dois contêineres adaptados. “O Contém Cultura mudou a vida de Periquito. É muito bom para a comunidade, principalmente para os jovens, ter um lugar bom pra ir, aprender mais. Aqui, eles ocupam a mente pensando em coisas boas, estudando sobre a vida”.
Desde que foi inaugurada, no mês passado, a sala de cinema já recebeu uma oficina de reciclagem, promovida em parceria com a Vale, e exibiu oito filmes nacionais, seguidos de debates mediados pelo assistente cultural, Mateus Henrique, capacitado para desenvolver atividades no Contém Cultura.
“A iniciativa reafirma o propósito do projeto de ser um instrumento que motive as pessoas a refletir sobre o cinema, assimilando novos saberes sobre os temas retratados nos filmes”, comenta Mateus, que se diz apaixonado pelo Contém Cultura. “Esse é um importante espaço de troca de conhecimentos. Eu me preparo para falar sobre os filmes, ensino ao público o que aprendo, e aprendo com o público a partir do que percebem nos filmes”, comenta.
Para o jornalista, historiador e cineasta Sávio Tarso, o curador do Contém Cultura, o projeto cultural vem fazendo um grande favor à comunidade de Periquito e ao cinema nacional. “Preservamos a memória cinematográfica brasileira, nossa cultura e outros valores expressos nos filmes. Então as obras são utilizadas como ferramenta de aprendizado.
Público
Segundo Mateus Henrique, alunos e professores da rede pública de ensino de Periquito estão entre as pessoas que mais têm participado das ações realizadas na sala multicultural. “Vimos contando com a participação de professores, que já tiveram sessão exclusiva dedicada a eles, e dos estudantes, nossopúblico mais assíduo”, informou o assistente, listando em seguida nomes de alunos que se destacam em meio a esse grupo. “Marcos Júnior, Tales e Júnior, não perdem uma atração”.
O coordenador cultural disse que, além dos estudantes e professores, outras pessoas da comunidade têm comparecido às sessões. “Nosso público é bem diversificado. Pessoas de todas as idades participam da programação do Contém Cultura. Às vezes, toda a família, no caso das crianças que sempre vão acompanhadas dos pais, tios, avós. Em breve, vamos ter sessões dedicadas à Apae, ao Cras, ao movimento de terceira idade e a outras entidade locais”, anunciou Mateus Henrique.
Com a criação do projeto Contém Cultura, a cidade de Periquito deixou de integrar o grupo dos 71% dos municípios do país que não possuem Centro Cultural, e dos 91% que não contam com uma sala de cinema.
Patrocinado pela Cenibra, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Contém Cultura é um projeto de descentralização cultural, que vem proporcionar ricas experiências para a população e formar púbico para filmes que estão fora do circuito comercial. Nos próximos dias, a sala de cinema receberá saraus literários dentre outras atividades artísticas e culturais.
Serviço
Próximas exibições. Cinco Vezes Favela, Agora por nós mesmos. Dia 16/09 (sábado), às 18h. Se eu fosse você 2. Dia 23/09, às 18h. Entrada franca.