Goiabinha-de-cocais é a nova espécie de árvore identificada na Mata Atlântica

31ª Cantata de Natal da Fundação Aperam Acesita emociona neste fim de semana
14 de dezembro de 2025
Show de Ana Castela em Ipatinga terá muita diversão e grande corrente de solidariedade
19 de dezembro de 2025

Goiabinha-de-cocais é a nova espécie de árvore identificada na Mata Atlântica

A goiabinha-de-cocais (Myrcia magnipunctata)

A natureza revela, a CENIBRA protege e compartilha! Essa é ideia-força da campanha que apresentou uma nova espécie de árvore identificada em suas áreas de preservação na Serra dos Cocais, em Coronel Fabriciano (MG). A descoberta foi liderada pelo doutorando Otávio Miranda, com apoio do Grupo de Estudo em Economia e Manejo Florestal da Universidade Federal de Viçosa (GEEA/UFV) e especialistas da CENIBRA. A confirmação veio após análises do professor Marcos Sobral, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), referência no estudo da família Myrtaceae na América Latina. Para incluir os colaboradores da empresa, o nome popular foi escolhido por votação. O nome mais votado foi goiabinha-de-cocais (Myrcia magnipunctata) e batiza os únicos 11 exemplares catalogados no mundo, todos nas áreas da CENIBRA.

O achado representa um marco para a ciência atualmente, quando a identificação de novas espécies arbóreas se tornou cada vez mais rara. A árvore pertence à família Myrtaceae — a mesma do eucalipto, da jabuticaba, da goiaba e da pitanga — e foi localizada em um fragmento de Mata Atlântica monitorado pela empresa há mais de duas décadas.

“Encontrar uma nova espécie em nossas áreas mostra como a conservação e a produção florestal andam de forma harmoniosa. A escolha do nome ‘goiabinha-de-cocais’ pelos nossos colaboradores torna um fato científico em orgulho compartilhado e uma conexão com o que cuidamos juntos”, destaca Kelen Karla Moreira, coordenadora de Gestão Ambiental da CENIBRA.

A confirmação científica revelou que se trata de uma espécie endêmica, exclusiva da região geográfica. Isso reforça a importância das áreas de preservação da CENIBRA para a biodiversidade global.

Identidade cultural e ciência


Para além da relevância acadêmica, a CENIBRA buscou criar um vínculo afetivo entre a nova espécie e as pessoas. O nome científico garante a identificação exata da espécie para a ciência, mas é o nome popular que cria laços afetivos e raízes na cultura local. Por isso, a empresa realizou uma campanha interna de votação com os colaboradores, onde o nome “goiabinha-de-cocais” foi eleito, celebrando tanto a familiaridade da espécie quanto o orgulho do local de origem.

A goiabinha-de-cocais (Myrcia magnipunctata) se destaca pelas folhas longas, caules recobertos de pelos marrom-avermelhados e por pequenas pontuações translúcidas nas folhas, esses detalhes inspiraram seu nome científico (em latim, “com grandes pontuações”). Segundo os pesquisadores, a árvore pode atingir até seis metros de altura e o seu fruto não é comestível.

Santuário protegido

A região onde a goiabinha-de-cocais foi encontrada é monitorada desde 2002 pela CENIBRA em parceria com a UFV. Pesquisas indicam que, das mais de 200 espécies vegetais registradas no local, cerca de 80 são exclusivas daquela área.

Essa descoberta reforça a importância de aliar conservação com pesquisa científica. Iniciativas assim tornam possível a proteção de espécies ainda desconhecidas e a valorização dos recursos florestais nativos.

Os comentários estão encerrados.