Coronel Fabriciano conquista 1º lugar no Prêmio Band Cidades Excelentes 2025 no pilar Educação

Conselho da Mulher Empreendedora promove Noite Dançante em prol de causas sociais
15 de outubro de 2025
SENAI de Ipatinga abre inscrições para cursos gratuitos por meio do Programa Minas Forma
17 de outubro de 2025

Coronel Fabriciano conquista 1º lugar no Prêmio Band Cidades Excelentes 2025 no pilar Educação

Município é o único representante do Leste de Minas

Coronel Fabriciano foi consagrado com o 1º lugar estadual no Prêmio Band Cidades Excelentes 2025, no pilar Educação, na categoria de municípios com mais de 100 mil habitantes. A cerimônia de premiação, promovida pelo Grupo Bandeirantes em parceria com o Instituto Áquila, aconteceu nesta terça-feira (14/10), em Belo Horizonte.

O resultado consagra o município como referência estadual em educação pública de qualidade e reforça o trabalho desenvolvido pela administração municipal nos últimos anos. Coronel Fabriciano foi ainda o único representante do Leste de Minas Gerais a chegar à final e agora celebra o título estadual.

Para o prefeito Sadi Lucca, o reconhecimento é fruto de planejamento, investimentos estratégicos e valorização da rede de ensino.

“Esse Prêmio é fruto de investimento que estamos realizando desde 2018 em infraestrutura, dando às nossas crianças espaço para ensino de qualidade. Nosso IDEB subiu nos últimos anos. Tudo isso é reflexo de políticas públicas realizadas pela nossa Gestão. Ver a cidade reconhecida como uma educação eficiente é fruto de muito trabalho”, afirmou.

O secretário de Governança Educacional e Cultura, Carlos Alberto Serra Negra, destacou que os indicadores que baseiam o prêmio comprovam a seriedade do trabalho realizado.

“Os parâmetros incluem taxa de analfabetismo, evasão escolar, IDEB, acesso à educação infantil e aplicação dos recursos do FUNDEB. Cumprimos todos os requisitos e avançamos em vários indicadores. Essa conquista é de toda a comunidade escolar”, ressaltou.

RECONHECIMENTO BASEADO EM INDICADORES

O Prêmio Band Cidades Excelentes utiliza o Índice de Gestão Municipal Áquila (IGMA) para avaliar 71 indicadores distribuídos em seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.

Os municípios são classificados por porte populacional — até 30 mil habitantes, entre 30 mil e 100 mil, e acima de 100 mil habitantes. A edição de 2025 premiou as cidades que apresentaram os melhores resultados e avanços nos indicadores ao longo do último ano.

Desde 2018, a Prefeitura de Coronel Fabriciano tem realizado investimentos contínuos para fortalecer a rede municipal de ensino, beneficiando cerca de 10 mil alunos. Entre as principais ações estão:

  • entrega de uniformes completos e kits escolares;
  • reforma e modernização de escolas;
  • implantação do programa Aprende Brasil, com aulas de inglês desde o 1º ano;
  • lançamento do Programa Educação Empreendedora, em parceria com o SEBRAE;
  • construção da Escola Municipal Reverendo Mário dos Santos (Escola do Futuro), com investimento de cerca de R$ 16 milhões.

Além disso, outras unidades da rede estão em obras de ampliação e modernização, garantindo espaços mais acessíveis e adequados para alunos e servidores.

Com a conquista do 1º lugar estadual, Coronel Fabriciano representará Minas Gerais na etapa nacional do Prêmio Band Cidades Excelentes 2025, prevista para dezembro, em Brasília.

POLÍTICA PÚBLICA MUNICIPAL

Desde 2018 que a Gestão Novos Tempos fornece os kits escolares para todos os cerca de 10 mil estudantes. Alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) e professores da rede municipal também receberão os materiais escolares.

Este é o oitavo ano consecutivo que a Gestão Novos Tempos fornece também os uniformes para os estudantes da rede municipal. Em 2025 foram 89 mil peças, incluindo camisas, regatas, short saia para as meninas e bermudas para os meninos, conjunto de agasalho (calça e casaco), além de novos pares de meias e tênis. O investimento foi de R$ 3.561.131,90 em recursos próprios do município.

Os comentários estão encerrados.