No dia do Idoso (1º de outubro) AAPI reforça a importância do cuidado nesta fase da vida

O artista visual Rodrigo Zeferino lança projeto “Veia Aberta” com exposição fotográfica e curta-metragem
29 de setembro de 2025

No dia do Idoso (1º de outubro) AAPI reforça a importância do cuidado nesta fase da vida

Segundo dados do IBGE, em 2023, pela primeira vez na história, a população com 60 anos ou mais ultrapassou a faixa etária de 15 a 24 anos

“Cada idoso carrega uma trajetória única, marcada por conquistas, desafios e sabedoria. Cuidar dessa geração é mais do que um dever — é um ato de gratidão e respeito. A associação busca proporcionar cada vez mais benefícios que possam gerar melhoria da qualidade de vida em todos os aspectos.” afirma o presidente Joaquim Cândido Ferreira. 

A Associação possui 20.099 associados com mais de 60 anos de idade. Todo mês, a entidade realiza mais de 23 mil consultas médicas gratuitas em 28 especialidades, em suas seis unidades de saúde (Ipatinga, Coronel Fabriciano, Santana do Paraíso) e nos Núcleos de Atendimento Descentralizado (NAD), em Ipaba e Belo Oriente. 

O Brasil está envelhecendo — e rápido. Segundo dados do IBGE, em 2023, pela primeira vez na história, a população com 60 anos ou mais ultrapassou a faixa etária de 15 a 24 anos, representando 15,6% dos brasileiros. Essa proporção quase dobrou desde o ano 2000, quando os idosos eram apenas 8,7% da população. As projeções são ainda mais expressivas: até 2046, os idosos serão o maior grupo etário do país, chegando a 28% da população. Em 2070, esse número pode atingir 37,8%, o que significa que mais de um em cada três brasileiros será idoso. Esse envelhecimento acelerado é resultado da queda na taxa de fecundidade — hoje em 1,57 filho por mulher — e do aumento da expectativa de vida, que passou de 71,1 anos em 2000 para 76,4 anos em 2023, com previsão de alcançar 83,9 anos até 2070.

Há um consenso geral de que é fundamental adaptar as políticas públicas, estruturas sociais e atitudes individuais para acolher melhor a população idosa. Isso inclui cuidado com a saúde física e mental: acesso facilitado a serviços médicos, terapias, atividades físicas e suporte emocional. Paciência e escuta ativa; respeitar o tempo, as histórias e os limites dos idosos é um gesto de humanidade. Atenção à inclusão; combater o preconceito etário (etarismo), promover acessibilidade e garantir que os idosos participem da vida social com dignidade.

Os comentários estão encerrados.