Cine Casa 28 Aberta exibe filme local de anistiados políticos com entrada gratuita 

Programação fim de semana no Tribunal do Don
22 de agosto de 2025
Jovens do Vale do Aço vão se reunir para acompanhar canonização de Carlo Acutis
28 de agosto de 2025

Cine Casa 28 Aberta exibe filme local de anistiados políticos com entrada gratuita 

Maura Gerbi e Robinson Ayres, anistiados políticos, relatam suas memórias de atuação no movimento estudantil e resistência armada durante a ditadura - Foto: Rodrigo Zeferino

O Ponto de Cultura Casa 28 Aberta está em contagem regressiva para a exibição do próximo filme: Maura e Robinson, de Nilmar Lage. O evento acontece nesta quinta-feira (28), às 18h, com entrada gratuita. Após a exibição, haverá bate-papo com os protagonistas e a equipe do filme, com mediação do Professor Diogo. A Casa 28 Aberta fica na Avenida Manoel Samora, 28, no bairro Bromélias em Timóteo, Minas Gerais. Mais informações pelo (31) 98579-0765.

Produzido ao longo de 2024, o documentário relembra os 60 anos do golpe civil-militar ocorrido no Brasil em 1964, que depôs o presidente João Goulart e instaurou uma ditadura militar no país. “Mais do que registrar as memórias e histórias desses personagens locais que viveram a ditadura na pele, o filme é a oportunidade de ressignificar situações vividas e que podem ser re-elaboradas hoje”, ressalta Nilmar Lage, diretor do filme.

Viabilizado por meio da Lei Paulo Gustavo, o filme foi idealizado e dirigido pelo fotógrafo e documentarista Nilmar Lage, com produção executiva de Leila Cunha, assessoria de comunicação de Mariana Penna, fotografia still de Rodrigo Zeferino e edição final de Thiago Moreira.

Documentário 

“Maura e Robinson” narra, a partir dos olhares dos protagonistas, suas memórias de atuação no movimento estudantil e resistência durante a ditadura militar do Brasil. No filme, conhecemos as histórias de Maura Gerbi Veiga e Robinson Ayres Pimenta, anistiados políticos, a partir de seus olhares participativos e de suas memórias de atuação na resistência durante a ditadura militar. 

Maura, nascida em Santos (SP), foi presa pela primeira vez aos 15 anos. Já Robson é de Governador Valadares e foi preso algumas vezes em Minas Gerais e São Paulo. A dupla atuou nos movimentos de base de apoio à luta armada e movimento estudantil. Atualmente, Maura e Robinson vivem em Ipatinga (MG), junto aos filhos, e seguem militando pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) em causas populares, reafirmando suas vocações para a defesa dos Direitos Humanos. 

Cine Casa 28 Aberta 

O evento é uma realização do Ponto de Cultura Casa 28 Aberta, com produção de Herlon Duarte, curadoria de Nilmar Lage e Naga, assessoria de imprensa de Rômulo Amaral, design gráfico de Teuller Morais e apoio do Ponto de Cultura Catavento Cultural, Galeria Olho e Lizard Filmes. 

Serviço

Cine Casa 28 Aberta 

Exibição do documentárioMaura e Robson”, de Nilmar Lage” 

28 de Agosto, quinta-feira, 18h 

Manoel Samora, 28, Bromélias, Timóteo 

Entrada gratuita

Mais informações (31) 98579-0765.

Os comentários estão encerrados.