Alunos da rede municipal de Timóteo voltam às aulas dia 10

Fevereiro Laranja destaca conscientização sobre leucemias e doação de medula
7 de fevereiro de 2025
Câmara de Timóteo dá posse ao vereador Cabo Isac Saboya
11 de fevereiro de 2025

Alunos da rede municipal de Timóteo voltam às aulas dia 10

Volta às aulas em Timóteo - Foto: Hedeson Alves/SEED

Os alunos da rede municipal de ensino de Timóteo retornam às aulas na próxima segunda-feira (10). As 20 escolas municipais e pouco mais de 460 professores e pedagogos, além dos profissionais das áreas administrativa e operacional estão preparadas para receber os cerca de 5.450 alunos matriculados na rede.

Nesta quinta-feira (6), a Prefeitura de Timóteo promoveu a abertura oficial do ano letivo em cerimônia presidida pelo prefeito de Timóteo, Vítor Prado e pela secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, France-Jane Pereira, dando as boas-vindas aos educadores da rede municipal de ensino.  “Nossa expectativa para 2025 é grande. Vamos trabalhar junto com os diretores para atender às demandas da comunidade escolar e construir uma escola de qualidade, inclusiva e humanizada”, frisa a secretária.

France-Jane adiantou que pretende implementar o “Escolas de Pais”, projeto que visa a maior interação dos pais com as escolas. “Nós acreditamos que a educação é a via principal para a cidadania e para o sucesso e estamos voltados para o cuidado com essa aproximação porque a família e a escola caminhando juntas vão fazer a diferença”, aponta. 

Na avaliação da secretária há escolas em que os pais estão prontos para participar dos conselhos, colaborar e interagir com o trabalho educacional, mas há unidades que demandam maior participação. “Nosso projeto “Escolas de Pais” vai trazer esse pai para perto da Secretaria de Educação e das equipes diretivas para a realização de um trabalho conjunto que dará retorno positivo para as nossas crianças e para os nossos jovens”, destaca France-Jane.

Das 20 escolas municipais de Timóteo, oito são de Educação Infantil, cinco de Educação Fundamental Anos Iniciais, seis de Educação Fundamental Anos Iniciais e Finais e uma de Educação de Jovens e Adultos.

Inclusão

A Secretaria de Educação fará um trabalho junto aos diretores recém-empossados para o levantamento das necessidades das escolas. “Hoje, observamos uma demanda grande de alunos da educação especial. Temos que olhar de forma diferente para atendê-los com equidade. A nossa preocupação é tratar de forma diferente aqueles que necessitam, promovendo, efetivamente, a inclusão”, exemplifica a secretária,

Material Escolar

A Prefeitura de Timóteo fez o aditamento do contrato para aquisição dos kits escolares para entrega aos alunos em 2025. Com isso, os materiais escolares serão disponibilizados já no início do ano letivo. Num primeiro momento, a Secretaria de Educação fornecerá os materiais que estão em estoque, atendendo prioritariamente aos alunos que demandam por maior atenção. “Vamos atender de acordo com a necessidade e, sobretudo, com o olhar atento dos diretores para quem está realmente precisando”, ressalta a secretária.

Em relação aos uniformes, a Secretaria de Educação dará prioridade aos alunos novatos que não receberam as vestimentas em anos anteriores. A Prefeitura de Timóteo está analisando a realização de processo licitatório para a aquisição de uniformes escolares, de acordo com a demanda existente. O processo licitatório atenderá aos princípios administração públicos de legalidade, transparência e eficiência.

Os comentários estão encerrados.