Viajar com crianças é uma ótima oportunidade para desligar os pequenos da rotina, aproximar a família e viver momentos de diversão. Além disso, conhecer lugares e pessoas diferentes ajuda no aprendizado e desenvolvimento infantil.
Mas, para que a viagem siga tranquila para todos, é preciso estar atento a alguns pontos. Afinal, ninguém gosta de lidar com imprevistos durante as férias, certo?
Por isso, reunimos algumas dicas para te ajudar a preparar as malas e o itinerário do próximo passeio.
Como fazer o planejamento antes de viajar com crianças
Antes de viajar em família, o primeiro cuidado de mães e pais deve ser com as questões de saúde das crianças. Em primeiro lugar, vale uma consulta ao pediatra, para tratar dos cuidados a se tomar na viagem e de uma lista de remédios que podem ser necessários (por exemplo, para febre, alergias, enjoos). Além disso, é importante se certificar de que as vacinas estão em dia. Lembre-se que alguns destinos requerem vacinas específicas para doenças comuns na região.
Também vale considerar eventuais cuidados de saúde durante a viagem. Se você tiver plano de saúde, verifique se o seu destino está na área de cobertura e faça uma pesquisa sobre os hospitais, postos de saúde e farmácias locais. Com tudo isso anotado, você estará mais preparado caso alguém da família precise de atendimento médico.
Destino mapeado, é preciso um cuidado especial ao fazer as malas. Crie uma lista de itens que não podem faltar na bagagem: documentos de todos os membros da família, cartões do plano de saúde, termômetro, remédios indicados pelo pediatra, caderneta de vacinas.
Além disso, é bom se preparar conforme as especificidades da sua viagem. Vão para a praia? Levem protetor solar, óculos de sol, chapéus, roupas leves e que protejam do sol. As férias serão no interior? Repelente para insetos e calçados fechados não podem faltar na lista.
E também é preciso se preparar para o durante a viagem, tema que abordaremos no próximo tópico.
Cuidados na ida e na volta ao viajar com crianças
O primeiro cuidado a levar em conta é a segurança no trajeto. Se for uma viagem de carro, faça uma revisão do veículo antes de partir, encha o tanque e não descuide dos itens de segurança. Crianças na cadeirinha ou no assento de elevação, conforme a idade. Todos com cintos de segurança e viajando com conforto.
Se a viagem for de ônibus ou de avião, é importante seguir as instruções de segurança dadas pelos funcionários da companhia de transporte. É fundamental ainda levar a documentação que comprove parentesco ou a autorização dos pais, caso eles não viajem junto. Em rodoviárias e aeroportos, mantenha a criança sempre por perto.
Um ponto de atenção é que a tolerância das crianças a longos trajetos é diferente da dos adultos.
Lembra da sua infância, quando as viagens de férias pareciam intermináveis?
Por isso, vale o esforço para deixar a viagem agradável durante o trajeto e reduzir o desconforto. Tenha na bagagem de mão lanchinhos leves, água e um passatempo para as crianças.
Que tal montar uma playlist coletiva com músicas que agradem a todos? Mas atenção: em transportes coletivos, usem fones! Ou então pode-se fazer jogos de adivinhação, histórias ou até contar aos pequenos curiosidades sobre os locais por onde a família estiver passando. Assim, a diversão começa já no caminho!
Se a viagem for de carro, programe-se para fazer paradas em locais seguros e espaçosos, para descansar, lanchar, esticar as pernas e ir ao banheiro.
Viajar com crianças: dicas para aproveitar com segurança e conforto
A família já chegou ao destino? Então, é hora de se divertir e aproveitar ao máximo a viagem, com segurança e bem-estar. Confira dicas de cuidados para que as férias sejam um momento de lazer saudável e prazeroso:
Leve um frasco de álcool em gel sempre que sair. Assim, todos podem higienizar as mãos depois de brincar.
Evite locais lotados. Na hora de escolher o restaurante ou atividades de lazer, leve em conta o tempo de espera e o conforto. Se possível, procure se informar sobre a lotação e os melhores horários antes de ir.
Vista as crianças com roupas confortáveis e adequadas ao clima. No verão, roupas leves e que protejam a pele do sol. No inverno, roupas quentes, mas que não limitem os movimentos.
Sempre passe protetor solar nos filhos antes de sair de casa durante o dia. Se o passeio for em áreas verdes, use repelente para insetos.
No verão, evite atividades ao ar livre no horário de sol mais forte (geralmente entre 10h e 16h).
Mantenha toda a família hidratada. A pausa para beber água, suco natural ou água de coco é fundamental. Se for fazer caminhadas em locais onde não possa comprar água, leve garrafinhas.
Se o passeio incluir banho de mar, de piscina ou de rio, atenção ao risco de afogamento. Coloque boias ou coletes salva-vidas nas crianças e fique sempre perto delas.
Também é preciso tomar cuidados em locais com grande circulação de pessoas, para que as crianças não se percam de você. Preste atenção e mantenha os pequenos sempre por perto.
Você pode pedir que as crianças decorem seu número de telefone ou colocar pulseirinhas com o número no pulso, para que outras pessoas possam localizar você caso aconteça de alguém se perder.
Atenção à alimentação. Priorize refeições com alimentos que já fazem parte da rotina nutricional dos seus filhos. No verão, tome cuidado com a conservação dos ingredientes, para diminuir o risco de intoxicação.
Com atenção e disposição de mães e pais, viajar com crianças é uma atividade saudável e boa para toda a família.
Agência Babushka | Edição e Revisão: Unimed do Brasil
Revisão técnica: equipe médica da Unimed do Brasil