A Escola IMETT (Instituto Municipal de Educação Técnica de Timóteo) aposta na solidariedade como instrumento de reação às dificuldades impostas pela pandemia do coronavírus e como projeto educacional de estímulo à cidadania. No mês do estudante (agosto), mais precisamente no dia 17, iniciou-se o projeto “Gincana da Solidariedade” que mobiliza os 843 alunos dos anos finais da Educação Fundamental. A ação tem como meta a arrecadação de cestas básicas para doação às famílias da comunidade escolar afetadas pela crise econômica gerada pela pandemia.
“A arrecadação é o objetivo final, mas o projeto tem a proposta pedagógica de promover a maior interação de alunos e professores, despertando o senso de responsabilidade, empatia e cuidado com o outro; de desenvolver práticas de cidadania; e de propor a vivência de valores para alcançar uma educação libertadora, inclusiva e significativa para todos”, explica a diretora da Escola IMETT, Ana Paula Correa de Araújo. Foram constituídas cinco equipes identificadas por valores e cores : Equipe Fraternidade – verde; Equipe Caridade – amarela; Equipe Bondade – azul; Equipe Igualdade – vermelha; Equipe Amizade – branca.
Os alunos estão motivados pelo projeto e contam com a solidariedade dos funcionários da escola, familiares, amigos, moradores e comerciantes que têm condições de contribuir com a doação de alimentos. “A gente se dividiu em equipes de forma simbólica, pois não existe competição, o que importa é ajudar as famílias que necessitam”, justifica a aluna Ana Clara Jacques Rodrigues do 7º ano 1. Esse sentimento é compartilhado pela estudante Júlia Meres Silva Soares, do 7º ano 4, que afirma que todos estão orgulhosos com a ação solidária.
As equipes terão até o dia 23 de setembro para arrecadar o maior número de cestas básicas com contribuições dos próprios alunos, familiares e comunidade do entorno da escola. Na próxima sexta-feira, 17, serão apresentados os vídeos produzidos pelas equipes das paródias nas salas de aula. No dia 24, será feito o encerramento da gincana com show de talentos, apresentação de paródias, jogo de estafetas e prova de conhecimentos gerais, reunindo os alunos. Todas as atividades estão sendo realizadas seguindo os protocolos de segurança sanitária contra a covid.
Matemática solidária
A diretora informa que o projeto surgiu a partir de um simples questionamento e uma inquietação do professor de Matemática Deyvison Lima Oliveira, pós-graduado em Matemática Financeira e Estatística e que leciona na rede pública desde 2013. “Será que a gente pode movimentar a escola e com isso ajudar os alunos e seus respectivos familiares que foram prejudicados pela pandemia?”. A resposta veio na formatação do projeto com a ajuda da pedagoga Rosely Rosa Miranda e os professores de Educação Física Dênis kener Tomaz de Souza e Wander Roque Nogueira, que elaboraram as ações para a mobilização dos professores, funcionários e alunos tanto em busca da arrecadação de alimentos quanto nas atividades educacionais reflexivas em torno do assunto.