

Devido as baixas coberturas vacinais, o Brasil enfrentou a reintrodução do vírus
O município do Timóteo prossegue com a imunização contra o sarampo da população adulta na faixa etária de 20 a 49 anos até o dia 31 de agosto, por determinação do Ministério da Saúde. O sarampo é uma doença infecciosa grave e altamente contagiosa, provocada por vírus, transmitida por gotículas de saliva ao falar, tossir e espirrar, que pode ser evitada pela vacinação, única forma de prevenção.
A campanha de imunização dos adultos é realizada de forma indiscriminada, ou seja, mesmo que a pessoa esteja em dia com a vacinação deve procurar uma unidade de saúde para se imunizar novamente, levando seu cartão de vacina. O município de Timóteo tem uma população estimada nessa faixa etária de aproximadamente 39 mil pessoas, porém, até o momento, foram vacinadas em torno de 2.600 pessoas.
“Como em todo o país, a cobertura está muito baixa, por isso fazemos um apelo às pessoas adultas para que procurem uma das salas de vacina disponibilizadas para regularizar sua situação vacinal e impedir a propagação da doença”, orienta a enfermeira Janeiva Pires, técnica referência do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde e Qualidade de Vida.
As salas de vacinas estão funcionando nas Unidades Básicas de Saúde da Sede, Primavera, Alegre, Limoeiro, Macuco, Cachoeira do Vale, Ana Moura e Timotinho. Em 2018, devido as baixas coberturas vacinais, o Brasil enfrentou a reintrodução do vírus de sarampo com vários surtos em vários estados, totalizando mais de 10.326 casos da doença.
Vereadores da Comissão se reúnem com profissionais da Secretária de Educação da Prefeitura de Timóteo