Timóteo inaugura Pontos de Entrega Voluntária

99c149a2-629a-41d9-a6d0-9a5066f41f3d (1)
Lideranças do Vale do Aço se reúnem com Sergio Moro para cobrar instalação de Delegacia de Polícia Federal no Vale do Aço
13 de dezembro de 2019
164043201912115df1382bcc2cb (1)
PMCF antecipa segunda parcela do 13º e injeta R$ 2,8 milhões na economia
13 de dezembro de 2019

Timóteo inaugura Pontos de Entrega Voluntária

Unidades funcionarão nos bairros Primavera, Alegre e Distrito de Cachoeira do Vale

Unidades funcionarão nos bairros Primavera, Alegre e Distrito de Cachoeira do Vale

Timóteo inaugurou, nesta quinta (12/12), os três Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de materiais recicláveis, resultado de um projeto inovador, financiado pela Fundação Banco do Brasil e gerido pela administração municipal e que será operado pela Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Timóteo (Ascati) com apoio da Prefeitura. A cerimônia de inauguração teve início na Casa Ambiental, no bairro Primavera, com a apresentação do projeto e de confraternização. Logo após, os participantes se dirigiram ao PEV do bairro para o descerramento da faixa de inauguração e visitação às instalações.

O projeto de construção dos PEVs foi formalizado em 2015, mas as obras foram interrompidas por várias vezes. “O êxito desse projeto que contribui para preservar o meio ambiente depende da participação da comunidade e cada um de nós deve ser um multiplicador desta ideia”, comentou o secretário de Governo e Comunicação Social, Jair Ribeiro, que representou o prefeito Douglas Willkys e o vice-prefeito, José Vespasiano Cassemiro. O secretário frisou que a cidade vive um momento promissor, tornando realidade inúmeras obras inacabadas no passado.

O material reciclável recolhido pelos PEVs será destinado para a Ascati, reduzindo o volume de resíduos enviados ao aterro sanitário pelo município e colaborando com a geração de emprego e renda para os catadores, além da redução dos custos com a disposição final.  A construção dos PEVs foi possível através do financiamento da Fundação Banco do Brasil, que investe em projetos de tecnologias sociais, que geram renda e sustentabilidade.

“Com 33 anos de existência, a Fundação Banco do Brasil preza pela inclusão socio-produtiva, principalmente atendendo pessoas em situação de vulnerabilidade. Nossa apoio a projetos se baseiam nos pilares: economicamente viável; socialmente justo; ecologicamente correto”, destacou o gerente geral da Agência Banco do Brasil Acesita, Walmiré Ferreira Rodrigues. A presidente da Ascati, Elisabete Costa Teixeira, afirmou que as unidades facilitarão o trabalho dos catadores, aumentando o volume de materiais recolhidos para a separação na Usina de Triagem e posterior comercialização.

Hoje, a Ascati recebe mensalmente entre 20 a 30 toneladas de materiais recicláveis, o que gera, em média, uma renda de R$ 700,00 por mês.  “Apesar das dificuldades, não desistimos. Temos certeza de que outras conquistas virão para nós catadores”, salientou a gerente administrativa da Ascati, Renata Soares Paranhos, agradecendo a Fundação Banco do Brasil, a administração, grupo de voluntários e as empresas parceiras.

O secretário de Obras, Sérgio Martins, destacou a redução de gastos com a ampliação da coleta seletiva, uma vez que cerca de 40% dos resíduos produzidos são de materiais recicláveis. Participaram da solenidade o procurador geral de Timóteo, Humberto Abreu, a subsecretária de Meio Ambiente, Lucília Moraes, e as equipes da obras, de Meio Ambiente e da Vigilância em Saúde/Controle de Zoonoses.

Ampliação

O trabalho de coleta seletiva integra vários setores da Prefeitura de Timóteo, como a Secretaria de Obras, Serviços Urbanos, Habitação e Mobilidade, de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente, de Saúde e de Educação, e os parceiros do Plano Integrado de Educação Ambiental (PIEA). Além da entrega dos PEVs, está sendo realizada uma campanha de mobilização junto à comunidade para a ampliação da coleta seletiva.

A Prefeitura está promovendo ações para a reestruturação da coleta seletiva em 13 bairros, que executam no modelo porta aporta, e a implantação em mais doze bairros para adesão ao PEVs. O programa de ampliação é realizado em parceria com a Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM), através do Instituto Gesois.

Lançamento

O lançamento oficial do programa de reestruturação e ampliação da coleta seletiva foi adiado para o início do próximo ano, mas as atividades previstas entrarão em funcionamento a partir do dia 18 de dezembro em caráter de projeto piloto.

Fonte : PMT

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *