O Programa de Fiscalização Ambiental Preventiva na Indústria (FAPI), iniciativa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) em parceria com a Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PMMG) e o Sistema FIEMG, terá início em 11/12. A ação tem o objetivo de incentivar os empresários a obter regularização ambiental de seus empreendimentos.
A SEMAD e a PMMG, com base no seu planejamento anual estratégico, selecionam os setores ou atividades industriais específicas para a fiscalização ambiental preventiva e, após a etapa de divulgação em workshops, iniciam a etapa de fiscalização nas empresas.
Os alvos da fiscalização foram estabelecidos pela Subsecretaria de Fiscalização Ambiental (SUFIS) e disponibilizados no site oficial do programa. Além desses, empreendimentos localizados na circunvizinhança, em um raio de aproximadamente 1km, potencialmente serão fiscalizados de forma aleatória.
Nesta edição, o principal foco do programa FAPI são indústrias que exercem as atividades de extração de areia e cascalho, britamento, fabricação de máquinas e implementos agrícolas, fabricação de móveis de madeira, confecção de calçados e artefatos de couro, aparelhamento e beneficiamento de minerais não metálicos e tratamento e disposição de resíduos de serviços de saúde, distribuídas em todo o estado de Minas Gerais.
Para a analista Ambiental da FIEMG Amanda Duque, “o FAPI é uma excelente ferramenta para fomentar a sustentabilidade, por meio da conscientização e regularização ambiental das empresas, trazendo ganhos para todos: empresas, meio ambiente e sociedade”, disse. Em setembro, a FIEMG Regional Vale do Aço foi palco para a realização da 3ª edição do FAPI.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (31) 3822-1414.