

A Biblioteca Municipal Zumbi dos Palmares, promoveu nesta terça-feira (19/11) uma série de ações em alusão ao Dia da Consciência Negra, que é celebrado no dia 20/11. A iniciativa abre programação da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SEMCEL), que no decorrer da semana ainda promoverá mais alguns eventos voltados para a causa.
Pela manhã, houve uma “sessão de cinema”, com direito pipoca e refrigerante. O filme exibido foi ‘Besouro’, que conta a história do mestre de capoeira e ex-escravo Manoel Henrique, resistente contra abusos dos grandes fazendeiros em sua época. Já na parte da tarde, foi realizada uma contação de histórias e aconteceu uma oficina de bonecas Abayomi com o grupo HistoriArte.
Para a gerente da biblioteca Cintia Soares, é importante para a repartição dar o ponto de partida no Dia da Consciência Negra, uma vez que o local leva o nome de um dos grandes heróis e símbolo da liberadade e reconhecimento dos negros. “Nossa biblioteca leva o nome do grande ícone da causa negra que foi Zumbi dos Palmares. Então, nada mais justo que celebrar este dia, pois é muito importante conscientizar a população para que não haja nenhum tipo de discriminação racial” enfatizou.
As atividades relativas ao dia da consciência negra serão encerradas no domingo (24), com o Dia da Diversidade Cultural de Ipatinga, em cumprimento ao Plano Municipal de Cultura, que terá várias atrações musicais e outros gêneros artísticos que serão realizadas de 10h às 18h, dentro da programação do “Domingo no Parque”, no Parque Ipanema.
Vereadores da Comissão se reúnem com profissionais da Secretária de Educação da Prefeitura de Timóteo