Comerciantes solicitam ampliação do estacionamento rotativo no Canaã em Ipatinga

Foto: REUTERS
Argentina: Câmara dos Deputados aprova projeto de Emergência Alimentar
13 de setembro de 2019
Para definir a empresa vencedora foi levado em conta a soma das notas das propostas técnica e comercial
Prefeitura conclui licitação para a revisão do Plano Diretor de Timóteo
16 de setembro de 2019

Comerciantes solicitam ampliação do estacionamento rotativo no Canaã em Ipatinga

ACIAPI destaca que o sistema Zona Azul melhorou substancialmente o comércio nos centros de compras onde já foi implantado

ACIAPI destaca que o sistema Zona Azul melhorou substancialmente o comércio nos centros de compras onde já foi implantado

Atendendo reivindicação dos comerciantes locais, por meio da Associação Comercial de Ipatinga (ACIAPI), a Prefeitura ampliou o número de vagas reservadas ao Estacionamento Rotativo Digital no bairro Canaã, cuja implantação acontece neste mês.

A medida (ampliação do número de vagas) foi pauta de reunião na manhã desta segunda-feira (16), na sede da ACIAPI. Participaram do encontro os presidentes da Associação Comercial e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Cláudio Zambaldi e Amaury Gonçalves, respectivamente; o secretário municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), Agnaldo Bicalho, e o diretor do Departamento de Trânsito, Tayrone Lagares.

Originalmente, foram implantadas pelo município 690 vagas do Rotativo Digital ao longo da avenida Selim José de Sales, no bairro Canaã. Com a solicitação feita pelos comerciantes e usuários da localidade, a Prefeitura criou mais 50 vagas monitoradas dentro do Zona Azul, totalizando 740.

Um dos principais centros comerciais de Ipatinga e área de grande concentração de veículos, com registro de congestionamento de trânsito sobretudo em horários de pico, o Canaã é o último local do município onde está sendo implantado o Sistema de Estacionamento Rotativo Digital. Segundo a Administração Municipal de Ipatinga, não existe qualquer possibilidade de levar o Zona Azul para outros bairros da cidade.

Ainda em fase educativa no bairro Canaã, está previsto que a cobrança do estacionamento rotativo naquela área será feita somente a partir do dia 30 de setembro.

A Sesuma enfatiza que as quatro praças definidas para o estacionamento rotativo cumprem o que está previsto na legislação municipal e no edital da licitação que concedeu à empresa concessionária dos serviços o direito de cuidar da atividade no município. “A Prefeitura está atendendo esta solicitação (via ACIAPI) dos comerciantes de um pequeno trecho da avenida que não seria alcançado pelo controle de vagas no Canaã e que estavam se sentindo prejudicados por não ter o Zona Azul onde seus estabelecimentos estão localizados. Já estamos fazendo a demarcação e elas deverão ser respeitadas como pontos de Zona Azul junto com as demais, a partir de 30 de setembro”, informa a Sesuma.

 

Sistema aprovado

Cláudio Zambaldi, presidente da ACIAPI, pontua que o Estacionamento Rotativo Digital já é aceito por 90% dos usuários do trânsito, considerando tratar-se de uma realidade que deu certo nos bairros onde o sistema foi implementado. “Além do Centro, os outros bairros já percebem o retorno comercial que o estacionamento rotativo tem dado não só para o comércio, mas também para a comunidade, que hoje tem a opção de escolher o centro de compras e ter condições de estacionar sem as dificuldades de antes. O Rotativo Digital já é uma realidade que deu certo no município de Ipatinga. O que precisamos é da adesão de mais comerciantes para termos o maior número de postos de vendas possível, facilitando cada vez mais a vida dos consumidores”, pontuou Cláudio.

 

Mais segurança nas vias

De acordo com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, na verdade, o que a Administração Municipal vem investindo no sistema viário e melhoria das condições de tráfego na cidade é muito superior ao que recebe de contrapartida do Zona Azul.

“O rotativo não paga nem a metade do que gastamos mensalmente com a manutenção e melhoria de nosso sistema de tráfego, mas logicamente é uma receita que ajuda a fazer os investimentos necessários na ordenação do trânsito, proporcionando mais segurança para os usuários. Não há, nem nunca houve expectativa de uma arrecadação milionária com o Zona Azul, até porque não é este o objetivo central do serviço. O seu principal objetivo é proporcionar mais qualidade e segurança nos deslocamentos de pedestres, ciclistas e veículos automotivos na nossa congestionada área urbana, em função de uma frota gigantesca e ainda com números crescentes”.

 

Facilidade para estacionar

Conforme levantamentos da Sesuma, é perceptível o impacto positivo que a implantação do Estacionamento Rotativo Digital trouxe para a vida dos munícipes, sobretudo aqueles que necessitam ir aos centros comerciais, seja para fazer compras ou ir ao banco, por exemplo. Atualmente, é fácil chegar a qualquer um dos locais onde existe o Estacionamento Digital e encontrar uma vaga, muitas vezes em frente ao local aonde se quer ir.

Outro ponto positivo avaliado é a geração de emprego e renda. Para atender aos motoristas que necessitam do rotativo, foram disponibilizados mais de 40 monitores, a quem cabe prestar todo tipo de assistência aos usuários. Além disso, também como incremento na economia local, é destacada a participação dos comerciantes como ponto de venda. Atualmente, são 70 lojas que fornecem a venda dos tickets de vaga. Um estudo da Sesuma mostra que alguns destes pontos apuram um dividendo de R$ 700 mensais, em média, tendo em vista que o comerciante recebe 10% de todo o recurso bruto arrecadado.

 

ISS

A Sesuma informa também que toda a receita gerada pelo Zona Azul é controlada e fiscalizada. A partir do próximo mês, a empresa que opera o rotativo terá sede própria em Ipatinga, e assim emitirá as notas fiscais com o endereço da cidade. “É importante deixar claro que o município não perdeu receita. A Central Park (que opera o rotativo em Ipatinga) é optante pelo Simples Nacional. Então, ela arrecada todos os impostos através de uma única guia, que vai para o Governo Federal, mas volta o ISS de 2% para o município. O fato de constar na nota fiscal o endereço da sede da empresa (Mogi Mirim) não significa que o município não estava arrecadando, mas a Secretaria acredita que de toda forma é desconfortável receber uma nota fiscal com endereço de uma cidade em São Paulo, e isso já está sendo resolvido”, enfatiza a Sesuma.

 

Sábado

O presidente da Associação Comercial de Ipatinga, Cláudio Zambaldi, citou durante a reunião desta segunda-feira que os pontos positivos são inúmeros e que dias muitas vezes ‘mortos’ no comércio como certos sábados voltam a ganhar força na semana. “Era um dia perdido para muitos, já que as pessoas não conseguiam fazer as suas compras porque não achavam vagas. E isso é observado no Canaã, Horto, Cidade Nobre. Já percebemos que o sábado passa a ser o segundo melhor dia da semana para o faturamento do comércio”.

Após o encerramento da implantação do Rotativo Digital nos quatro centros comerciais de Ipatinga (Centro, Horto, Cidade Nobre e Canaã), a Sesuma estuda a possibilidade de disponibilizar a vaga de longa duração nestes locais, conforme previsto no edital de licitação. O Estacionamento Rotativo de Ipatinga é limitado a duas horas, de segunda a sábado. Com o modelo de longa duração, o período de permanência pode ser ampliado opcionalmente para cinco horas aos sábados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *