No mês em que é realizada a Campanha Nacional de prevenção ao suicídio, a AAPI reforça a importância de todos estarem atentos ao tema. A diretoria de assistência social da AAPI disponibilizou um telefone para a campanha Setembro Amarelo, movimento nacional sobre a prevenção do suicídio. Além disso, um vídeo temático está sendo veiculado nas redes sociais da entidade e no Circuito Interno de Tv de todas as unidades da AAPI.
No Brasil a data foi criada em 2015 pelo CVV – Centro de Valorização da VIDA, CFM – Conselho Federal de Medicina e ABP – Associação Brasileira de Psiquiatria com a proposta de associar a cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).
Ao longo dos últimos anos, escolas, universidades, entidades do setor público e privado e a população de forma geral se envolveram neste movimento que vai de norte a sul do Brasil.
Diálogo ameniza cenário
De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, 32 brasileiros morrem todos os dias vítimas de suicídio. 90% destes casos poderiam ser evitados se houvesse condições mínimas para ajuda voluntária ou profissional.
É comum que pessoas que estejam pensando em tirar a própria vida, busquem auxílio no sentido de encontrar alguém capaz de ouvir sobre seus problemas, sem julgamento e com respeito.
De acordo com o diretor de assistência social da AAPI Geraldo Honorato, as assistentes da AAPI “estão orientadas’ a dar atenção especial, diante dos assuntos mais diversos enfrentados por muitos associados. “Não só nesta época do ano, mas em todo nosso cotidiano buscamos valorizar a vida, sempre atentos aos problemas que nos são relatados”, destacou.
O telefone da assistência social da AAPI é: 3830-3464.