
Projeto apoia escolas públicas e privadas da Região com análise estratégica do desempenho dos alunos do 3º ano do Ensino Médio
Com o compromisso de contribuir para a preparação dos estudantes do Ensino Médio e ampliar o acesso ao Ensino Superior, o Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (Unileste) realiza mais uma edição do projeto Simulado ENEM, iniciativa que em 2026 beneficiará cerca de 1.200 estudantes de escolas públicas e privadas dos municípios de Coronel Fabriciano, Ipatinga, Timóteo e Santana do Paraíso.
Desenvolvido em parceria com instituições de ensino da Região desde 2017, o projeto proporciona aos participantes uma experiência semelhante à do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), permitindo que os estudantes avaliem seus conhecimentos, identifiquem oportunidades de melhoria e se familiarizem com a estrutura da principal porta para o Ensino Superior.
Nesta edição, participam do projeto: Escola Estadual Alberto Giovannini, Escola Estadual Antônio Silva, Escola Estadual Nacif Selim de Sales, Escola Estadual João XXIII, Escola Estadual Herbert José de Souza Betinho, Escola Estadual Dona Canuta Rosa Oliveira, Escola Estadual Professora Haydée de Souza Abreu e Colégio John Wesley. Juntas, as instituições somam aproximadamente 1.200 estudantes inscritos para a realização das provas.
As aplicações são realizadas entre os meses de agosto e setembro, em dois dias de provas, seguindo uma dinâmica alinhada ao formato oficial do ENEM. Além da avaliação objetiva, os participantes têm acesso a uma plataforma de desempenho que permite acompanhar seus resultados individuais e analisar o rendimento por área do conhecimento.
Outro diferencial do Simulado ENEM é a possibilidade de utilização do desempenho obtido para ingresso no Unileste. Estudantes que alcançarem média igual ou superior a 450 pontos sem zerar a redação poderão utilizar a nota para acesso à Instituição sem necessidade de realizar o vestibular. Já os participantes que alcançarem pontuações mais elevadas poderão concorrer a descontos e bolsas de estudo, conforme critérios estabelecidos pelo programa.
Além dos resultados individuais dos estudantes, cada escola participante recebe um relatório com indicadores de desempenho das turmas, permitindo uma análise mais aprofundada dos resultados. A ferramenta contribui para o acompanhamento pedagógico ao apontar área de melhor desempenho e conteúdos que demandam atenção, fornecendo subsídios para que gestores e professores desenvolvam ações direcionadas de preparação para o ENEM.
De acordo com o Pró-Reitor Acadêmico do Unileste, Dr. Marcelo Vieira Corrêa, o projeto representa um importante investimento da Instituição no desenvolvimento educacional do Vale do Aço. “O Simulado ENEM reforça o compromisso do Unileste com a educação e com o futuro dos jovens. O projeto proporciona uma experiência de preparação para o ENEM, contribuindo para que os estudantes cheguem mais confiantes ao exame e conheçam as oportunidades de acesso ao Ensino Superior”, destaca.
Durante a realização do projeto, equipes do Unileste acompanham presencialmente a aplicação das provas, orientam os estudantes e promovem ações de relacionamento com as escolas parceiras. Os resultados estarão disponíveis na plataforma do projeto em outubro, permitindo que estudantes, familiares e escolas acompanhem o desempenho alcançado e utilizem as informações como instrumento de preparação para a reta final do ENEM oficial.
Sobre o Unileste
Referência no Ensino Superior da Região do Vale do Aço, o Unileste atua há mais de cinco décadas na formação de profissionais e cidadãos, oferecendo cursos de graduação, pós-graduação e extensão alinhados às demandas do mercado e às necessidades da comunidade. Por meio de projetos educacionais, sociais e de relacionamento com escolas, a Instituição reforça seu compromisso com a transformação da realidade regional por meio da educação.
Entre janeiro e agosto de 2026, a Vigilância Socioassistencial de Timóteo registrou 119 casos de violência doméstica e familiar