2° FEST RURAL E 9ª FESTA DO TROPEIRO movimentará Santana do Paraíso entre os dias 29 a 31 de maio

CCJ aprova Programa de Recuperação Fiscal
28 de maio de 2026
Segundo LIRAa de Timóteo aponta médio risco e exige atenção redobrada
28 de maio de 2026

2° FEST RURAL E 9ª FESTA DO TROPEIRO movimentará Santana do Paraíso entre os dias 29 a 31 de maio

Adauto Valamiel, presidente do SPR pretende fortalecer o agronegócio regional com o evento

Santana do Paraíso será palco de uma grande celebração das tradições rurais e da cultura sertaneja entre os dias 29 e 31 de maio, com a realização do Fest Rural Vale do Aço 2026 e da 9ª Festa do Tropeiro. Os eventos acontecerão na Arena Paraíso e em outros pontos do município, reunindo produtores rurais, cavaleiros, famílias, artistas regionais, autoridades e a comunidade em geral.

A programação é promovida pelo SPR – SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS IPATINGA VALE DO AÇO, em parceria com o Sistema FAEMG SENAR, Prefeitura de Santana do Paraíso e apoiadores. O objetivo do evento segundo Adauto Valamiel, presidente do SPR é fortalecer o agronegócio regional, incentivar o cooperativismo, valorizar os produtores rurais e preservar as tradições tropeiras.

A abertura oficial acontece na sexta-feira (29), com encontro de produtores rurais, participação de autoridades regionais, palestras técnicas, feira de produtos rurais e artesanato, além do início do Concurso Regional de Queijo, Concurso Regional de Cachaça e Festival de Música Caipira.

Ainda na sexta-feira, das 15h às 17h, será realizado um ciclo de palestras no Auditório da Escola Municipal José Dias Bicalho, abordando temas ligados ao desenvolvimento regional e sustentabilidade no campo.

Entre os palestrantes estão confirmados Marco Antônio Cardoso, executivo de operações e sustentabilidade da ESC Crédito Carbono, com a palestra “Como o verde da sua terra vira dinheiro”, e Alexandre Negri Leão Coelho, gerente de política leiteira da Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce – Produtos Ibituruna, que falará sobre “A importância do cooperativismo para o desenvolvimento regional”.

No sábado (30), a programação continua com feira rural, finais dos concursos regionais e do Festival de Música Caipira. Também será realizado o “Dia da Família Rural”, das 14h às 18h, oferecendo serviços gratuitos à população, como assessoria jurídica, corte de cabelo, atendimento social e outras ações voltadas às famílias rurais e à comunidade.

No sábado haverá show  da cantora Duda Rocha  e Ramon Tavares e Luizinho da Viola na Arena Paraíso.

O vice prefeito de Santana do Paraíso Oliveirinha e o prefeito Bruno Morato fala sobre a importância da Festa do Tropeiro

Domingo

Encerrando as festividades, o domingo (31) será dedicado à tradicional 9ª Festa do Tropeiro de Santana do Paraíso, evento que preserva a história e as raízes culturais do município.

O prefeito de Santana do Paraíso, Bruno Morato, falou sobre a homenagem aos tropeiros, importantes para o desenvolvimento das regiões. “Essa festa é uma homenagem, o que já é tradicional na nossa cidade aos tropeiros, que foram muito importantes no processo de colonização do interior. E à medida que os núcleos das cidades eram fundadas, eles eram os responsáveis por escoar a carga na época que não tinham estradas. Então tiveram uma importância cultural histórica muito grande para construção das cidades de Minas Gerais, inclusive Santana do Paraíso,” destaca Morato.

A concentração dos cavaleiros, amazonas e carros de boi acontecerá às 10h30, na Gameleira. Em seguida, os participantes seguirão em desfile até a Arena Paraíso. A programação na arena terá bênção do padre, encontro de tropeiros, confraternização, churrasco no fogo de chão e diversas atrações musicais ao longo do dia.

Shows no domingo:

12h30 – Grupo Violaço

14h – Luiz Henrique

16h – Irmãos Ciganos

18h – Nego Atoa

Segundo os organizadores, a expectativa é receber um grande público durante os três dias de evento, fortalecendo o turismo, a economia local e valorizando as tradições do homem do campo.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

FEST RURAL VALE DO AÇO 2026

Arena Paraíso – Santana do Paraíso

Sexta-feira – 29 de maio

Abertura oficial

Encontro de produtores rurais com autoridades regionais

Palestras técnicas

Feira de produtos rurais e artesanato

Início do Concurso Regional de Queijo

Início do Concurso Regional de Cachaça

Início do Festival de Música Caipira

Auditório da Escola Municipal José Dias Bicalho 🕒 15h às 17h

Palestras técnicas

Coffee Break

Sábado – 30 de maio

Feira de produtos rurais e artesanato

Final do Concurso Regional de Queijo

Final do Concurso Regional de Cachaça

Final do Festival de Música Caipira

14h às 18h

Dia da Família Rural

Assessoria jurídica

Corte de cabelo

Atendimento social

Serviços gratuitos para famílias rurais

A partir das 21h

Show com Ramon Tavares e Luizinho da Viola. Show da Cantora Duda Rocha.

9ª FESTA DO TROPEIRO

Domingo – 31 de maio

Concentração na Gameleira 🕥 10h30

Concentração de cavaleiros, amazonas e carros de boi

Arena Paraíso

12h – Bênção do padre

12h30 – Grupo Violaço

14h – Luiz Henrique

16h – Irmãos Ciganos

18h – Nego Atoa

Churrasco no fogo de chão

Encontro de tropeiros

Confraternização e shows musicais

Os comentários estão encerrados.