Aperam completa 81 anos e inaugura novo ciclo de liderança com foco em sustentabilidade e inovação industrial

Revista MaisVip Comemora 20 anos com 6 horas de open bar e open Food
31 de outubro de 2025

Aperam completa 81 anos e inaugura novo ciclo de liderança com foco em sustentabilidade e inovação industrial

Rodrigo Villela, CEO da Aperam South America, durante evento comemorativo pelos 30 anos do Centro de Pesquisa - Foto: Elvira Nascimento

Em outubro, a Aperam South America celebra 81 anos de atuação no Vale do Aço mineiro, consolidada como a maior produtora de aços inoxidáveis e especiais da América Latina. Neste mesmo mês, a empresa também inicia um novo ciclo de liderança, com a chegada do CEO Rodrigo Villela, que assumiu o comando das operações.

Com mais de duas décadas no Grupo Aperam e passagens pelas divisões da Europa e América do Sul, Rodrigo Villela quer dar continuidade ao trabalho que tem guiado a empresa há mais de oito décadas e, ao mesmo tempo, prepará-la para os novos desafios da indústria. Sua visão está alinhada à estratégia global da Aperam de ampliar a economia circular em todas as etapas da produção.

“A Aperam é uma companhia que alia tradição e modernidade. Nosso desafio é continuar crescendo de forma sustentável e integrada às transformações do setor e da sociedade. Continuaremos focados em desenvolver, cada vez mais, a economia circular dentro de nossas operações. Isso continuará sendo umas de nossas prioridades”, enfatiza Rodrigo Villela.

O Instituto Brasileiro de Economia Circular (Ibec) lançou, em setembro, um relatório inédito sobre a siderurgia brasileira. O estudo aponta a economia circular como um caminho promissor para reduzir as emissões de gases de efeito estufa nas atividades siderúrgicas. A pesquisa, apoiada pelo Instituto Clima e Sociedade (ICS), foi desenvolvida a partir de entrevistas com 11 organizações do setor, entre elas, a Aperam.

Entre 2024 e 2025, a Gerência de Economia Circular da Aperam conquistou resultados expressivos: foram R$ 78 milhões em receita, superando em mais de 40% a meta inicial de R$ 55 milhões. Os avanços refletem o sucesso de iniciativas voltadas à redução de desperdícios, recuperação e reutilização de recursos. Em outra frente, Villela também espera acelerar a transição energética e a estratégia de descarbonização da companhia.

“Nosso objetivo é expandir ainda mais a descarbonização em toda a cadeia produtiva, do início ao fim, envolvendo, inclusive, nossos fornecedores e parceiros. Esse é um compromisso permanente e contínuo”, reforça. Pelo quinto ano consecutivo, a Aperam mantém a neutralidade de carbono nos Escopos 1 e 2 — referentes às emissões diretas e à geração de energia, respectivamente. Agora, a empresa avança para um novo desafio: reduzir as emissões do Escopo 3, que correspondem às emissões indiretas geradas por fornecedores.

Três décadas de inovação

O CEO também chega no momento em que o Centro de Pesquisa da Aperam completa 30 anos. Criado em 1995, o espaço tornou-se um dos pólos mais avançados de pesquisa e inovação industrial da siderurgia brasileira, responsável pelo desenvolvimento de aços cada vez mais leves, resistentes e sustentáveis.

“Chegar a este momento, em que celebramos 81 anos da Aperam e, ao mesmo tempo, os 30 anos do nosso Centro de Pesquisa, é testemunhar o quanto a inovação continua fazendo parte do DNA da empresa, atravessando décadas. E ela continuará sendo fundamental para o desenvolvimento de novas soluções que impulsionem a economia de baixo carbono”, frisa Rodrigo Villela.

Entre as inovações desenvolvidas pelo Centro de Pesquisa da Aperam estão o aço inoxidável Endur 300, que combina alta resistência mecânica com durabilidade superior, substituindo o aço carbono em aplicações sujeitas a desgaste e corrosão; os aços de grão não orientado (GNO), fundamentais para motores de veículos elétricos e híbridos; os aços inoxidáveis duplex, utilizados na exploração de petróleo em águas profundas (pré-sal); e os aços inoxidáveis para sistemas de escapamento automotivo, que contribuem para a redução de pesos e emissões.

Os comentários estão encerrados.