

As regiões dos Vales do Aço e Rio Doce não irão ficar de fora, e há uma grande mobilização para garantir a representação em Brasília
No dia 25 de novembro de 2025 será realizada, em Brasília, a II Marcha Nacional das Mulheres Negras: Por Reparação e Bem Viver.
Mais de100 mil mulheres negras do Brasil marcharam em 2015 contra o Racismo, a Violência e pelo Bem Viver – um processo histórico que impactou e definiu os rumos da organização política das mulheres negras no Brasil e na América Latina.
Dez anos depois, irmanadas com as muitas mulheres negras que estão ao redor do mundo, convocam a Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver, a II Marcha Nacional (de caráter internacional) das Mulheres Negras.
Existe uma mobilização nacional para participação maciça na Marcha uma vez que marca o encerramento das ações da primeira Década Internacional dos Afrodescendentes, instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas no ano de 2014 e que teve como tema “Afrodescendentes: reconhecimento, justiça e desenvolvimento”.
As regiões dos Vales do Aço e Rio Doce não irão ficar de fora, e portanto há uma grande mobilização para garantir a representação em Brasília. Para tanto, a participação em várias atividades visam reafirmar a interação e construção coletiva entre os diversos Grupos no enfrentamento a toda forma de preconceito, na produção de cultura e arte e também para levar o recado da Marcha, como:
Outras iniciativas fazem parte das ações: Rifa e PIX Solidário com a finalidade de contribuir para participação de mais mulheres na Caravana dos Vales do Aço e Rio Doce, principalmente as de baixa renda.
Para maiores informações:
Contato com o Comitê Impulsor Regional da II Marcha Nacional de Mulheres Negras – Vales do Aço e Rio Doce
Cláudia Helena da Silva – 31 9 8573-5568
Elisabeth Silva de Oliveira – 31 9 8452-2982
Maria da Glória Passos – 31 9 8608-0792
O deputado Celinho Sintrocel, coordenador da Comissão Interestadual Parlamentar de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Rio Doce (Cipe-Rio Doce), participou do ato