II Marcha Nacional das Mulheres Negras: Por Reparação e Bem Viver

Festival Gastronômico de Fabriciano agita o fim de semana com show de Leoni e sabores da região
18 de outubro de 2025
Família de Cel. Fabriciano promove ação visando carrinho postural para filha que nasceu com Síndrome de Patau
22 de outubro de 2025

II Marcha Nacional das Mulheres Negras: Por Reparação e Bem Viver

As regiões dos Vales do Aço e Rio Doce não irão ficar de fora, e há uma grande mobilização para garantir a representação em Brasília

No dia 25 de novembro de 2025 será realizada, em Brasília, a II Marcha Nacional das Mulheres Negras: Por Reparação e Bem Viver.

Mais de100 mil mulheres negras do Brasil marcharam em 2015 contra o Racismo, a Violência e pelo Bem Viver – um processo histórico que impactou e definiu os rumos da organização política das mulheres negras no Brasil e na América Latina.

Dez anos depois, irmanadas com as muitas mulheres negras que estão ao redor do mundo, convocam a Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver, a II Marcha Nacional (de caráter internacional) das Mulheres Negras.

Existe uma mobilização nacional para participação maciça na Marcha uma vez que marca o encerramento das ações da primeira Década Internacional dos Afrodescendentes, instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas no ano de 2014 e que teve como tema “Afrodescendentes: reconhecimento, justiça e desenvolvimento”.

As regiões dos Vales do Aço e Rio Doce não irão ficar de fora, e portanto há uma grande mobilização para garantir a representação em Brasília. Para tanto, a participação em várias atividades visam reafirmar a interação e construção coletiva entre os diversos Grupos no enfrentamento a toda forma de preconceito, na produção de cultura e arte e também para levar o recado da Marcha, como:

  • The Faixas em Movimento – 08/11 – Sábado – Ipatinga
  • 6ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN + de Timóteo – 09/11 – Domingo – Timóteo
  • Noite Dançante – Baile de Todas as Cores – 20/11 – Quinta-Feira – Timóteo: Feriado Nacional – Dia de Zumbi dos Palmares e Dia Nacional da Consciência Negra

Outras iniciativas fazem parte das ações: Rifa e PIX Solidário com a finalidade de contribuir para participação de mais mulheres na Caravana dos Vales do Aço e Rio Doce, principalmente as de baixa renda.

Para maiores informações:

Contato com o Comitê Impulsor Regional da II Marcha Nacional de Mulheres Negras – Vales do Aço e Rio Doce

Cláudia Helena da Silva – 31 9 8573-5568

Elisabeth Silva de Oliveira – 31 9 8452-2982

Maria da Glória Passos – 31 9 8608-0792

Os comentários estão encerrados.