“Prêmio PERD de Fotografia Criativa” prorroga inscrições

Aula Inaugural marca início do ano letivo em Timóteo
5 de fevereiro de 2025
Instituto do Inox abre inscrições para primeiro curso de 2025
7 de fevereiro de 2025

“Prêmio PERD de Fotografia Criativa” prorroga inscrições

PERD - Foto - Nilmar Lage

Fotógrafos profissionais e amadores interessados em participar do 1º Prêmio PERD de Fotografia Criativa, terão mais alguns dias para visitar o Parque Estadual do Rio Doce e produzir imagens para concorrerem à premiação oferecida pelo concurso, que totaliza R$6 mil reais.

A decisão foi tomada em função das constantes chuvas que caíram em todo o Vale do Aço desde as últimas semanas do ano de 2024. “Optamos por prolongar por mais 30 dias o período de inscrição após uma avaliação da previsão do tempo na região. E como um dos objetivos do prêmio é atrair visitantes para o Parque, entendemos que a estiagem permitiria que os participantes pudessem desfrutar melhor da paisagem e do passeio”, explica Ubiratan Castro, integrante da direção da Somacultural.

O Prêmio PERD de Fotografia Criativa tem patrocínio estratégico da Vale e do Instituto Cultural Vale e apoio do Parque Estadual do Rio Doce. A realização é da Sociedade Marlierense de Cultura, Lazer, Esportes e Defesa do Meio Ambiente (Somacultural). Segundo a organização, o projeto tem entre seus objetivos o fortalecimento de ações que estão sendo implementadas pelo Instituto Estadual de Florestas (que administra o PERD), a gerência do parque e a própria comunidade, com o propósito de dar maior visibilidade a este verdadeiro tesouro ecológico que margeia as principais cidades do Vale do Aço.

Com a nova data, a equipe realizadora do Prêmio também idealiza uma visita guiada com estudantes de cursos superiores da região e demais interessados para as próximas semanas. “Nosso objetivo é viabilizar, junto à gestão do Parque, este momento de integração com a natureza para que mais pessoas possam conhecer as belezas do lugar e, quem sabe, elas venham a se inspirar para produzir algumas imagens e participar do prêmio”, revela.

Regulamento

As comunidades do entorno do parque também integram a temática sugerida pelo 1º Prêmio PERD de Fotografia Criativa. Serão R$ 6 mil divididos entre os autores das três fotos mais bem avaliadas pelo júri, composto por um total de cinco profissionais, sendo quatro da região e uma artista de Belo Horizonte, com reconhecida atuação na área. São eles: Igor Silva, Rodrigo Zeferino, Tatiane Bispo, Nilmar Lage, além da artista visual Marilene Ribeiro, que vive e trabalha entre a capital mineira e Londres.

A inscrição é gratuita e estendida a pessoas físicas, brasileiros natos, naturalizados ou estrangeiros com residência no Brasil, com visto de permanência definitiva e Registro Nacional de Estrangeiros (RNE). Participantes menores de 18 anos devem ser representados pelos pais ou responsáveis legais. Cada concorrente poderá enviar até cinco imagens, sendo que apenas uma será classificada.

Além das imagens premiadas, outras 22 fotografias serão selecionadas por este conselho curatorial para integrarem uma exposição itinerante que será montada em três diferentes locações.

O edital com o regulamento completo, incluindo as orientações para fotografar no Parque, está disponível no site www.premioperd.com.br. Acesse também o perfil da Somacultural no Instagram e conheça um pouco sobre a trajetória e os trabalhos dos profissionais envolvidos no projeto.

Serviço:

Encerramento das inscrições: 20/02/2025

Resultados: 12/03/2025

Comunicado oficial aos selecionados: 14/03/2025

Link para inscrições: www.premioperd.com.br

Os comentários estão encerrados.