Livro da história de Coronel Fabriciano será lançado em cafeteria no Melo Viana

Após as fortes chuvas em Ipatinga, um novo desafio: como a população pode enfrentar a ameaça da leptospirose
21 de janeiro de 2025
Prefeitura planeja obras para bairros do setor 7
21 de janeiro de 2025

Livro da história de Coronel Fabriciano será lançado em cafeteria no Melo Viana

Léo Feragom é o autor do livro “Coronel Fabriciano - Nossa Gente, Nossa Terra e Nossos Bairros”

Coronel Fabriciano completou 76 anos de emancipação político-administrativa. Contudo, a história da localidade onde se encontra o município é bem mais antiga do que se imagina. É o que apresenta o livro “Coronel Fabriciano – Nossa Gente, Nossa Terra e Nossos Bairros”, que foi lançado no aniversário da cidade, dia 20/01, das 14h às 18h, na cafeteria “Casa de Santo Antônio”, em Melo Viana (ao lado da Igreja Matriz da Paróquia Santo Antônio). 

O livro aborda a história de Fabriciano e região a partir do ano de 1500 até os dias atuais e apresenta um panorama histórico, geográfico, social, político, econômico, esportivo e cultural do município, além de suas relações com as histórias do Brasil, de Minas Gerais, da Mesorregião do Vale do Rio Doce, e da Região Metropolitana do Vale do Aço.

O autor, Léo Feragom, realizou um profundo trabalho de pesquisa ao longo de 14 anos, que iniciou com as reportagens deste jornalista no extinto “Jornal Nosso Vale” sobre a origem dos nomes e evolução dos bairros, das ruas e escolas de Coronel Fabriciano, resultando na atual obra de 300 páginas, com informações sobre os pioneiros, origem do nome de todo os bairros, e relação completa de todos os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores da cidade.

Um dos destaques do autor sobre a obra, é o trabalho sobre a recuperação da lista de membros do Legislativo Fabricianense. “Após buscar sem sucesso a informação dos vereadores eleitos em 1952 em diversos locais, como na Câmara e Prefeitura fabricianenses, no Cartório Eleitoral,  em cartórios regionais, e nos órgãos TRE-MG, TJMG e TSE; consegui apenas na última semana de apuração encontrar em um jornal belo horizontino, de 1953, todos os empossados daquele ano, completando assim a relação de vereadores, algo que estava incompleto desde os anos 80, após o incêndio na Câmara, em 1988.  

Outro ponto forte do livro é a contribuição do autor para a lei que oficializou o hino de Coronel Fabriciano, a partir da  letra composta pelo saudoso Clodomiro de Jesus, o Miro, da Corporação Musical Nossa Senhora Auxiliadora. “Ao descobrir em minhas apurações a bela composição feita em 2004 por Clodomiro, busquei apoio do Legislativo para a elaboração de um projeto que foi, finalmente, oficializado pela lei municipal nº4.563, de 28 junho de 2024. Assim, fiz questão de colocar no livro um QR Code para as pessoas escanearem e assistirem ao vídeo do próprio Miro cantando o hino que agora é oficial”, explicou Léo Feragom. 

O livro “Coronel Fabriciano – Nossa Gente, Nossa Terra e Nossos Bairros”, foi lançado em 2024 no 15º Salão do Livro Vale do Aço, em Ipatinga, e na Feira Criativa Natalina, no Centro de Coronel Fabriciano. Agora, a obra foi lançada pela primeira vez no distrito de Melo Viana. 

Serviço:

Valor do livro: R$65,00 

Autor: Léo Feragom, jornalista e pesquisador 

Contatos: Whatsapp: (31) 98599-9889 / Instagram: @leoferagom 

Os comentários estão encerrados.