Adaptar prédios existentes para ambientes de inclusão combina com o valor de cuidado genuíno da CENIBRA. Por isso, a Empresa dá mais um passo importante nessa direção com o início das obras de readequação de passeios em sua unidade fabril. A construção é da década de 70 e agora terá mais acessibilidade, garantindo que todas as pessoas, incluindo aquelas com mobilidade reduzida, possam circular com segurança e conforto. Para isso, será necessário manejo paisagístico e da arborização.
As melhorias incluem a instalação de pisos táteis, que garantem maior autonomia e segurança aos deficientes visuais. Cerca de 1.200 pessoas, entre colaboradores, parceiros e visitantes, transitam diariamente pela Fábrica, o que reforça a relevância dessa iniciativa.
Para o técnico administrativo Leandro Pinho, que possui mobilidade reduzida, “essas ações promovem igualdade de oportunidades e respeito à dignidade das pessoas. Além disso, transformam barreiras físicas, sociais e psicológicas em um sentimento de inclusão, empatia e pertencimento perante a sociedade”, destaca Leandro.
A alteração urbanística está em conformidade com a legislação ambiental. Para viabilizar as obras nos canteiros e passeios da fábrica, algumas árvores precisaram ser removidas, mas serão compensadas pelo Projeto de Arborização Urbana, realizado em parceria com a Prefeitura de Belo Oriente (MG). A ação inclui o plantio de mudas em diversas áreas do município. Além disso, a madeira resultante do corte será doada à Fundação Comunitária Educacional Cultural Esportiva e Profissionalizante do Oriente (FUNCEBELO), fortalecendo o compromisso da CENIBRA com iniciativas sociais locais.
Essa ação vai além da conformidade legal. Ela reflete a visão da CENIBRA de que a inclusão e sustentabilidade são valores essenciais para construir um futuro mais humano e responsável. A Empresa segue comprometida em adotar práticas que contribuem para o bem-estar de seus colaboradores e das comunidades onde atua.