Na última quarta (4), com uma missa celebrada por Dom Marco Aurélio Gubiotti, atual bispo diocesano, às 19h, no Salão Paroquial, no Centro de Fabriciano foi iniciada a solenidade de abertura ao centenário de nascimento de Dom Lelis Lara.
Em 2025, a Paróquia tem a intenção de promover diversas outras ações e celebrações, a serem realizadas mês a mês, para marcar os 100 anos do nascimento de Dom Lara.
“Dom Lara deixou um legado espiritual, social e cultural, não só para Coronel Fabriciano, mas para o Vale do Aço, para a Diocese e até para a Igreja; com seu jeito de pastor e de um olhar para as pessoas”, afirma o missionário redentorista, Padre José Cláudio Teixeira, que conviveu de perto com Dom Lara.
Dom Lelis Lara nasceu em Divinópolis/MG, em 19 de dezembro de 1925. Era filho de Joaquim Martins Lara e Maria José Lara.
Foi ordenado padre, em Juiz de Fora, aos 02 de fevereiro de 1951. No dia 06 de dezembro de 1976, foi nomeado Bispo Auxiliar da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano pelo Papa Paulo VI. No dia 02 de fevereiro de 1977, em Coronel Fabriciano, foi sagrado pelo Bispo Diocesano à época, Dom Mário Teixeira Gurgel.
Pela renúncia de Dom Mário Teixeira Gurgel em 23 de junho de 1996, assumiu a Diocese, renunciando à mesma em 30 de março de 2003, passando o governo diocesano para Dom Odilon Guimarães Moreira, seu sucessor e 4º Bispo da Diocese de Itabira-Cel. Fabriciano.
Dom Lelis Lara faleceu no dia 08 de dezembro de 2016, solenidade da Imaculada Conceição.
Com informações da Pastoral da Comunicação – Pascom I Paróquia de São Sebastião – Coronel Fabriciano/MG