Para que mais mulheres ocupem espaço na siderurgia, a Fundação Aperam Acesita, por meio do Instituto do Inox, abre inscrições para a qualificação de Manutenção Mecânica, até o dia 27 deste mês. A iniciativa integra o programa de Inclusão e Diversidade da Aperam. As inscrições são limitadas e podem ser feitas mediante pagamento da taxa de R$50. O edital está disponível no site www.institutodoinox.com.br.
Os cursos são gratuitos e voltados exclusivamente para mulheres (inclusive trans), com 18 anos de idade ou mais, que tenham o Ensino Médio completo. Candidatas inscritas no CadÚnico podem solicitar a isenção da taxa de inscrição mediante comprovação.
As formações serão realizadas em 2025, sendo a primeira turma de janeiro a abril e a segunda turma de março a junho, no horário de 18h30 às 21h30. As aulas serão no Centro de Formação Profissional Aperam, no Centro de Timóteo.
O processo seletivo compreende inscrição, provas de conhecimento (Língua Portuguesa e Matemática), avaliação psicológica e entrevista, divulgação de resultados e efetivação de matrícula. A participação nos cursos não gera vínculo empregatício ou contratação por empresas do grupo Aperam.
Preparação para o mercado
O programa da qualificação em Manutenção Mecânica somam carga horário de 247 horas e inclui conhecimentos sobre saúde e segurança e desenvolvimento das relações humanas, além de desenvolvimento técnico em metrologia dimensional, desenhos, tecnologia, ferramental, conjuntos mecânicos, hidráulica básica, pneumática, lubrificação básica, ajustes, inspeção e tolerâncias e máquinas rotativas e desenvolvimento técnico em soldagem (Eletrodo Revestido) e oxicorte.
Instituto do Inox
Fundado em outubro de 1997, o Instituto do Inox é fruto da parceria entre a Fundação Aperam Acesita e a Associação dos Aposentados e Pensionistas de Timóteo (AAPT). Um dos poucos centros profissionais do país a oferecer formação técnica no segmento, o Instituto, localizado no município de Timóteo, tem como objetivo promover a geração de trabalho e renda, por meio da qualificação profissional e incentivo à geração de novos negócios.
Ao longo de toda sua existência, a instituição já formou mais de 600 profissionais, extrapolando as fronteiras de Minas Gerais e do Brasil. O Instituto já capacitou profissionais da Bolívia e de estados como Acre, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Tocantins e São Paulo.