Instituto do Inox abre para qualificação gratuitas para mulheres

João Antônio Costa de Melo D'Ávila, 16 vai para os Jogos da Juventude
O judoca João Antônio D’Ávila será um dos representantes de Ipatinga nos Jogos da Juventude
14 de novembro de 2024
Entulho Fabri
Prefeitura retoma programa Fabri Limpa e intensifica fiscalização em ruas e avenidas de Fabriciano
14 de novembro de 2024

Instituto do Inox abre para qualificação gratuitas para mulheres

Manutenção Mecânica Instituto do Inox

Manutenção Mecânica Instituto do Inox

Para que mais mulheres ocupem espaço na siderurgia, a Fundação Aperam Acesita, por meio do Instituto do Inox, abre inscrições para a qualificação de Manutenção Mecânica, até o dia 27 deste mês. A iniciativa integra o programa de Inclusão e Diversidade da Aperam. As inscrições são limitadas e podem ser feitas mediante pagamento da taxa de R$50. O edital está disponível no site www.institutodoinox.com.br.

Os cursos são gratuitos e voltados exclusivamente para mulheres (inclusive trans), com 18 anos de idade ou mais, que tenham o Ensino Médio completo. Candidatas inscritas no CadÚnico podem solicitar a isenção da taxa de inscrição mediante comprovação.

As formações serão realizadas em 2025, sendo a primeira turma de janeiro a abril e a segunda turma de março a junho, no horário de 18h30 às 21h30. As aulas serão no Centro de Formação Profissional Aperam, no Centro de Timóteo.

O processo seletivo compreende inscrição, provas de conhecimento (Língua Portuguesa e Matemática), avaliação psicológica e entrevista, divulgação de resultados e efetivação de matrícula. A participação nos cursos não gera vínculo empregatício ou contratação por empresas do grupo Aperam.

 

Preparação para o mercado

O programa da qualificação em Manutenção Mecânica somam carga horário de 247 horas e inclui conhecimentos sobre saúde e segurança e desenvolvimento das relações humanas, além de desenvolvimento técnico em metrologia dimensional, desenhos, tecnologia, ferramental, conjuntos mecânicos, hidráulica básica, pneumática, lubrificação básica, ajustes, inspeção e tolerâncias e máquinas rotativas e desenvolvimento técnico em soldagem (Eletrodo Revestido) e oxicorte.

 

Instituto do Inox

Fundado em outubro de 1997, o Instituto do Inox é fruto da parceria entre a Fundação Aperam Acesita e a Associação dos Aposentados e Pensionistas de Timóteo (AAPT). Um dos poucos centros profissionais do país a oferecer formação técnica no segmento, o Instituto, localizado no município de Timóteo, tem como objetivo promover a geração de trabalho e renda, por meio da qualificação profissional e incentivo à geração de novos negócios.

Ao longo de toda sua existência, a instituição já formou mais de 600 profissionais, extrapolando as fronteiras de Minas Gerais e do Brasil. O Instituto já capacitou profissionais da Bolívia e de estados como Acre, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Tocantins e São Paulo.