Hospital Márcio Cunha recebe recertificação DIAS/NIAHO e figura entre os melhores do país

Cibele Teixeira, coordenadora do Salão do Livro Vale do Aço, durante a abetura da 15ª edição do evento -foto: Rodrigo Zeferino
15 anos de festa literária no Vale do Aço
29 de agosto de 2024
Evento Coreto
Conexão Cultural agita a Praça 1º de Maio no fim da tarde de sábado
29 de agosto de 2024

Hospital Márcio Cunha recebe recertificação DIAS/NIAHO e figura entre os melhores do país

Parte da equipe do Hospital Márcio Cunha

Parte da equipe do Hospital Márcio Cunha

O Hospital Márcio Cunha (HMC) recebeu a recertificação internacional Det Norske Veritas International Accreditation Standard (DIAS), mantendo o HMC em um seleto grupo de hospitais do país certificados segundo a norma europeia, reconhecida internacionalmente.

O processo de recertificação foi realizado entre os dias 17 e 19 de junho. Na ocasião, foram avaliados os processos de gestão, segurança, qualidade assistencial, adesão aos procedimentos estabelecidos pela Instituição e a estrutura física das unidades do HMC, baseando-se em padrões internacionais, alinhados à legislação local e com foco na gestão de riscos e melhoria contínua.

Os auditores constataram que os serviços oferecidos estão de acordo com as melhores práticas de atenção à saúde e segurança do paciente, colaboradores e visitantes e recomendaram a recertificação.

Após a análise dos documentos gerados durante a visita, o Comitê Técnico Europeu validou a recomendação feita pela equipe de auditores que contou com a presença de um auditor americano e quatro brasileiros.

Ao final da auditoria, considerando o resultado obtido, o diretor de negócios do HMC e da Unidade de Oncologia, Eduardo Blanski, agradeceu o comprometimento dos colaboradores. “Essa certificação demonstra o reconhecimento de um grupo que tem muita coragem, firmeza e a moral de enfrentar desafios. De quem colocou acima de qualquer outro interesse, entregar uma assistência de qualidade e segura para a comunidade. Essa entrega só é possível graças à dedicação, experiência e competência de todos os colaboradores. Estão todos de parabéns!”, ressaltou Blanski.

O HMC é certificado DIAS/NIAHO desde 2014 e foi o primeiro Hospital Brasileiro a ser certificado em Nível de Excelência (Nível 3) da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Essa certificação internacional só é concedida a instituições de saúde acreditadas pela ONA em Nível 3.

Quem também demonstrou muito entusiasmo com a recertificação internacional do Hospital, foi o diretor-presidente da Fundação São Francisco Xavier, Flaviano Feu Ventorim. “Receber essa certificação nos enche de orgulho. Nossa equipe tem trabalhado a cada dia para que o HMC se torne um motivo de orgulho para nossos colaboradores e clientes. A recertificação DIAS/NIAHO reforça que estamos no caminho certo, trilhando com sucesso o nosso planejamento estratégico para manter o Hospital Márcio Cunha como uma das principais referências em assistência à saúde no Brasil. Agradeço imensamente a cada um que tornou isso possível, pois mostra na prática que a Fundação é a gente quem faz, e com isso demonstramos o nosso compromisso com a saúde e segurança dos nossos pacientes”, pontuou Ventorim.

Certificações e reconhecimentos

Além da certificação DIAS/NIAHO, o Hospital Márcio Cunha possui certificações e reconhecimentos, como Acreditação em Excelência (Nível 3) da ONA, o certificado de excelência em UTI’s, com o selo Top Performer, emitido pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e pela Epimed Solution, a certificação de excelência na prevenção do Tromboembolismo Venoso.

O Hospital Márcio Cunha tem se mantido em destaque na pesquisa realizada pela revista americana Newsweek em parceria com a Statistc Inc, permanecendo sempre entre os 25 melhores hospitais do Brasil. Em 2024, no ranking brasileiro, o HMC conquistou a 23ª colocação com a pontuação de 71.84%. Em Minas Gerais, o HMC ficou em 5º lugar entre os destaques do estado.

Os comentários estão encerrados.