Cineastas de Timóteo lançam filmes na Praça do Coliseu neste sábado

Show Nada Será Como Antes, de Nós de Minas, aconteça nessa sexta-feira (19/7), às 20h de forma gratuita
Cinema, show de MPB estão na programação da Fundação Aperam Aceista
19 de julho de 2024
Alunos da Faculdade Única em ação na E.E. Almirante Toyoda. Foto: Divulgação
Faculdade Única oferece serviços à comunidade durante corrida em Ipatinga
26 de julho de 2024

Cineastas de Timóteo lançam filmes na Praça do Coliseu neste sábado

filmes 2

Um evento especial vai marcar o lançamento de dois filmes de cineastas timotenses: o documentário “Pra Ver a Banda Passar – Harmonia e Tradição”, do diretor e cinegrafista Regiano Santiago (Caju) e o média metragem de ficção “Identidade”, do diretor e cinegrafista Jaydson Alves (Naga). As exibições são gratuitas e acontecem neste sábado (20/7), a partir das 19h30, na Praça do Coliseu, no Timirim. Os filmes resultam de projetos aprovados na Lei Paulo Gustavo de incentivo à cultura de Timóteo.

O documentário aborda a criação da Banda Santa Cecília de Timóteo, fundada na década de 50 por padres católicos. A corporação musical reúne instrumentistas para animar as celebrações, rituais, procissões, missas e até velórios de Timóteo. “Quis registrar essa memória porque meus tios são músicos da banda há décadas e ela sempre esteve presente na minha infância. É um fato importante na minha vida e um grande patrimônio artístico e cultural da nossa cidade”, revela o diretor Caju.

Até os anos de 1970, as apresentações da Banda Santa Cecília eram atrações artísticas prestigiadas pelo público local e regional. E, ao longo dos últimos anos, mudanças aconteceram, como a atualização de repertório para agradar outros públicos. Hoje, a Banda continua se apresentando em diversos eventos graças ao apoio que recebe da Fundação Emalto, que reformou a sede da entidade e repassa recursos para a compra de uniformes e instrumentos, dentre outras formas de apoio direto e indireto.

 

Identidade

O média-metragem “Identidade” é livremente inspirado na canção homônima do cantor baiano Ederaldo Gentil, que retrata com maestria o cotidiano de um operário, como dos metalúrgicos do Vale do Aço. “O filme conta a história de um operário que vive em Timóteo. E, a partir do seu ponto de vista, vai mostrar com sutileza transformações do Brasil e da região nos últimos 40 anos”, revela o diretor Naga.

Como pano de fundo serão abordados temas como direitos trabalhistas, doenças psicológicas, aposentadoria, sonhos. “Apesar de uma ficção, o filme traz memórias e episódios cotidianos de personagens reais que viveram e vivem aqui e fizeram do ofício de operário sua vida, sua história e seu sonho”, completa o diretor.

filmes 1

Equipe Técnica

“Pra Ver a Banda Passar – Harmonia e Tradição” tem roteiro e direção de Sávio Tarso e Regiano Santiago (Caju), produção executiva de Caju, pesquisa histórica de Ivanuci Gandra, produção de Iara Neves, direção de fotografia de Jaydson Sousa (Naga) e Caju, entrevistas de Sávio Tarso. Nas câmeras Caju, Naga, Cleverson Júlio e Alisson Assis; no drone, Cleverson Júlio e Naga. Assistente de câmera de Thiago Brandão, som direto de Samuel Crus e Arthur Ibrahim. Bastidores com Lizard Filmes, edição e finalização de Filipe Oliveira, assessoria de imprensa de Luiz Fernando e Rômulo Amaral. Contabilidade de Samir Martins. Apoio de Caju Films, Lizard Filmes, Equipe 1 filmes, Margaridas Projetos Pra-Vida, Restaurante Sabor da Gente, Sashimir Sushi Bar e Herlon Duarte.

Identidade” tem roteiro e direção de Naga, produção executiva de Vanessa Souza, pesquisa de Guilherme Salgado, produção, maquiagem e assessoria de imprensa de Rômulo Amaral, cenografia e figurinos de Herlon Duarte. Na direção de fotografia Cleverson Oliveira e Naga, Câmera de Caju Santiago, som direto de Arthur Ibrahim, 1° Assistente de câmera de José Gervásio, trilha sonora de Junio Endrik e edição de Filipe de Oliveira e Naga. No elenco, Pedro Barroso, Daniela Alves, Camile Gracian, Jailton Laurindo, Filipe de Oliveira e Antônio Barroso.

 

SERVIÇO

Exibição dos filmes:

“Pra Ver a Banda Passar – Harmonia e Tradição” e “Identidade”

20 de Julho | Sábado | 19h30

Praça do Coliseu, bairro Timirim, em Timóteo

Entrada gratuita