Editorial – Projeto da Usiminas para educação em Ipatinga pode ajudar na evolução de construção de mentalidade vencedora

José de Castro, de 58 anos doa sangue há anos no HMC a cada dois meses
Doador de Sangue: um ato de solidariedade que pode salvar vidas
13 de junho de 2024
O show hoje é com a cantora e pastora Fernanda Brum
Hoje, quinta feira, tem Expo Inox 2024
13 de junho de 2024

Editorial – Projeto da Usiminas para educação em Ipatinga pode ajudar na evolução de construção de mentalidade vencedora

Foto: Elvira Nascimento

Foto: Elvira Nascimento

Por Márcio de Paula –

A Usiminas deu um importante passo rumo a uma reaproximação mais consistente com Ipatinga. A empresa sempre teve ações com a comunidade com a qual está inserida, às vezes mais, às vezes menos. Aconteceram também situações de certo distanciamento, onde predominava apenas um relacionamento protocolar.

A empresa, como outras âncoras da região, gera impostos e emprego volumosos para sua cidade e aquece o comércio e setor de serviços. Quanto mais recursos circulando no município, melhor para todos da cadeia produtiva.

Contudo, de todas as empresas que existem no Vale do Aço, a Usiminas é a que mais impacta na indústria regional por ser a âncora que mais compra produtos e serviços das empresas do Vale do Aço, sobretudo,  no setor metalmecânico, um dos mais relevantes do país.

Mas tudo tem seus prós e contra, e a população de Ipatinga, assim como a de Timóteo tem nos particulados – popularmente conhecido como pó preto – um incômodo permanente, mesmo os  investimentos das siderúrgicas para atenuar tal situação.

Recentemente a Usiminas lançou dois projetos na área de educação e acenou com uma aproximação mais consistente, perene e propositiva com a comunidade. O anúncio aconteceu em um evento de comemoração dos 60 anos de Ipatinga para convidados no Centro de Memória da Usiminas.

São dois programas educacionais constantes. A empresa vai investir neste ano R$1,8 milhão na reforma da Escola Municipal Everson Magalhães Lage, por meio do programa Voluntário em Ação; e em bolsas de estudos para alunos da rede pública, por meio do Bolsas de Excelência.

De acordo com as informações da empresa, o projeto de reforma nas escolas de Ipatinga, com os Voluntários em Ação irá acontecer todos os anos. Neste 2024, a Escola Everson Magalhães Lage, localizada no bairro Jardim Panorama, que conta com 450 estudantes, foi a primeira instituição contemplada. As obras serão entregues até o fim do ano, com investimento total de R$ 1,7 milhão. A iniciativa consiste na renovação com melhoria na infraestrutura e de mobiliário, visando proporcionar melhores espaços de aprendizagem.

Outro projeto será lançado no segundo semestre deste ano, trata-se do Programa Bolsas de Excelência que é voltado para escolas públicas de Ensino Médio. O foco é destacar a excelência acadêmica e o compromisso com os estudos, reconhecendo estudantes com bom desempenho. Serão selecionadas escolas de Ipatinga e, nelas, analisados os perfis dos alunos, considerando aspectos socioeconômicos e desempenho escolar. Os escolhidos irão participar da seletiva realizada por meio de prova de matemática e lógica. Os 30 vencedores receberão o prêmio e uma medalha de reconhecimento. O prêmio será uma considerável compensação financeira .

Muitos alunos passam pelo ensino médio com o objetivo apenas de não repetir a série no ano seguinte, o que atualmente não é muito difícil em função de certa “flexibilização” nas aprovações nas escolas, por isso esse esforço é ainda mais reduzido. Essa postura de focar apenas no necessário para passar, costuma ter impactos para toda vida, pois por vezes na fase adulta, a pessoa se habitua ter a mesma atitude, a de fazer somente o básico na área que se propõe trilhar, no campo profissional e até pessoal.

Nem todos serão selecionados, e apenas 30 ganharão, contudo, serão centenas que darão o seu melhor em busca da premiação, o que vai melhorar as notas, e isso já é uma vitória. Mas as consequências vão além, pois pode mudar a forma de pensar e agir dos adolescentes, o que poderá ser estendido para a vida adulta.

Em Ipatinga há um bom trabalho realizado no setor de educação, onde há escolas que ofertam matérias de inovação e educação financeira, através também de parceria com o Sebrae, e o Programa Bolsas de Excelências vem para agregar ainda mais valor.

Como será aplicado em toda rede municipal de ensino, o Bolsas de Excelência tem poder de promover evolução de forma coletiva na mentalidade dos alunos, e ajudar formar uma geração com foco no maior desempenho, em um momento da atual sociedade onde se acentua o menor esforço.  Certamente a iniciativa, que segundo a própria Usiminas será perene, vai contribuir muito com a formação e evolução dos alunos da rede pública de Ipatinga.  Esse é um projeto que poderia ser seguido por outras empresas e municípios do Vale do Aço, Estado e até do país, pois tem realmente um grande poder de transformação.

Os comentários estão encerrados.