Relevância que faz a diferença –Advogada Helena Geralda promoveu lutas que trouxe grande contribuição para a advocacia no Vale do Aço e para comunidade em geral

Serviço já resultou no recolhimento de mais de 500 toneladas de entulhos, lixo e material de capina nos últimos três dias
Ações de limpeza continuam em toda extensão da BR-381 na área urbana de Ipatinga
5 de abril de 2024
Terreno, com mais de 5 mil m2, está no Centro da cidade e  vai ser integrado à Praça 1º de Maio. A cessão do terreno aconteceu durante o Balanço Social da Fundação Aperam Acesita - Foto: Elvira Nascimento
Aperam cede à Prefeitura de Timóteo (MG) Estacionamento Castanheira como presente pelos 60 anos do município
8 de abril de 2024

Relevância que faz a diferença –Advogada Helena Geralda promoveu lutas que trouxe grande contribuição para a advocacia no Vale do Aço e para comunidade em geral

A advogada  Helena Geralda abriu o caminho que continua fazendo a diferença em favor da advocacia e comunidade

A advogada Helena Geralda abriu o caminho que continua fazendo a diferença em favor da advocacia e comunidade

O jornal O Informante lança um espaço com pessoas que são destaques na sua área de atuação, beneficiando não apenas o seu setor, mas a sociedade em geral.

A primeira homenageada é a advogada Helena Geralda da Silva. Ela foi a primeira presidente mulher da OAB de Timóteo, Subseção 115, algo muito relevante, sobretudo, para época, o que abriu caminho para efetivação de mais mulheres à frente de Comarcas nessa e em outras regiões. Helena Geralda foi presidente por três mandatos, 2001/2003, 2004/2006 e 2007/2009.

As comarcas são definidas como Entrância Inicial, Intermediária e Especial. “Quando assumi a presidência da Ordem, fazia parte das gestões anteriores e aprendi muito. A Comarca de Timóteo era inferior às de Cel. Fabriciano e Ipatinga. Mas pouco depois as comarcas dos três municípios foram elevadas à condição de Especial e nivelaram com a Comarca de Belo Horizonte. Na época quem conquistou isso para o Vale do Aço foi o então deputado Ivo Jose”, lembra.

No segundo mandato, Helena focou na instalação da Vara Criminal na Comarca de Timóteo. “Para nós seria um grande avanço, porque ficaria a primeira e segunda Vara Cível, e a terceira Criminal, com execução penal e Vara da Infância e Juventude”.

No terceiro mandato ela conseguiu a instalação da Vara Criminal através do presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, o desembargador Orlando Adão. “Estava tudo muito bem, mas de repente o Tribunal entendeu rebaixar as Comarcas de Cel. Fabriciano, Timóteo e Santa Luzia, voltá-las aos status anterior, isso pra gente era muito grave, ficaria emperrada a Comarca. De tudo que já fiz, considero que o mais importante foi a manutenção da Comarca de Timóteo como Especial, uma grande batalha, mas não ia sozinha, levava comigo colegas advogados”, lembra.

Helena também teve apoio significativo do poder judiciário. “O Juiz na época Dr. Fábio Torres (hoje Desembargador) caminhava com a gente em Belo Horizonte, enquanto o Juiz Dr. José Augusto, que também virou Desembargador, ficava aqui no preparo de documentos, junto ao escrivão Vantuil Gomes. Fizemos muitas audiências públicas, fomos buscar apoio na Assembleia Legislativa e tivemos apoio do Domingos Sávio e Durval Ângelo, que apresentou a proposta de emenda a Comissão, que depois foi aprovada no Plenário da Assembleia, acompanhei tudo. No apagar das luzes, pouco antes de ir para o plenário, o Raimundo Cândido(presidente da OAB-MG) veio à Assembleia e defendeu as Comarcas como Especial. Mas ainda tinha a questão do governador sancionar ou vetar, na época era o Aécio Neves. Aí busquei apoio da Maçonaria. Nesse processo todo, ainda criamos uma nova Vara, e tivemos o apoio da deputada estadual da época, Rosângela Reis”.

O objetivo da luta de Helena, sempre foi em função de um bem maior, com benefício para sua classe, mas sobretudo, a comunidade em geral. “Eu não estava preocupada apenas com a advocacia, mas em proporcionar a população de Timóteo uma justiça mais célere, mais bem equipada. A Comarca de Timóteo era um sonho nosso, mas ficou aquele marasmo depois de implantada, então tínhamos que fazer acontecer, e se Deus te dá uma missão, você tem a obrigação de cumpri-la bem,” declara.

Sede própria

“Lutávamos também pela Ordem dos Advogados, e conseguimos o terreno onde está sendo construída a sede da OAB em Timóteo que em breve será inaugurada. A escritura do terreno saiu no meu mandato. Tinha a doação, mas não a escritura, aí foi outra luta, tivemos que legalizar o terreno e fazer as demarcações. A escritura foi importante, porque deu condições para receber o dinheiro da doação. E nisso  a Cristiana Miranda (atual presidente) está fazendo muito bem o dever de casa. Ela não está medindo esforços para construção dessa sede”, enaltece.

A advogada lembra um fato importante durante seu mandato que demonstra a credibilidade do seu trabalho. “Foi um marco como presidente de uma Subseção pequena, trazer o presidente da OAB Nacional Cezar Brito. Para se ter ideia, isso nunca tinha acontecido antes, e nem voltou a acontecer depois. Essa visita ainda atraiu um grande número de presidentes de Subseção de Comarcas de Minas Gerais, mostrou a credibilidade do nosso trabalho em Timóteo,” lembra.

Homenagens

Em dezembro do ano passado, Helena Geralda foi agraciada com a Medalha Desembargador Hélio Costa, pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais. A comissão que aprovou é composta pelo Juiz de direito e diretor do Foro, Maycon Jésus Barcelos – o prefeito de Timóteo, Douglas Willkys, representante da Câmara Municipal, representante do Ministério Público e a Presidente da Subseção, Cristiana Miranda.
Serviços

A advogada, em conjunto com o presidente da OAB de Cel. Fabriciano lutou para criação e instalação da Vara de Execução Fiscal. Ela também auxiliou nos contatos para construção do novo fórum de Açucena, e o apoio lhe rendeu o Título de Cidadã Honorária de Açucena.

As homenagens não cessam por aí, foram muitas contribuições em muitos lugares que lhe prestaram vários reconhecimentos, como: Título de Benfeitor do Município de Timóteo – abril/2008; Reconhecimento da Câmara Municipal de Belo Horizonte – 2010; Reconhecimento da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, “Dia da Mulher” – Março/2010; Título de Cidadania Honorária de Açucena/MG – Dezembro/2012; Troféu Pedro Aleixo pela atuação como gestora da OABMG; Moção de Aplauso pela Câmara Municipal de Timóteo; Homenagem da OABMG – Março/2014; Homenagem do Congresso Nacional da OAB – Abril/2014 – Juiz de Fora/MG; Homenagem da Subseção da OABMG Timóteo – abril/2022.

Helena ainda foi a única mulher na oportunidade, a receber uma homenagem da Seccional Mineira, no Congresso Nacional da OAB Federal em Juiz de Fora. “Fiquei muito lisonjeada porque pensei em quantas mulheres importantes tem no Estado, e me escolheram”.  Ela também foi escolhida para ser Madrinha na Entrega das Carteiras da OAB aos novos advogados em solenidade que aconteceu em Belo Horizonte.

Novo Fórum

Helena Geralda esteve com o prefeito de Timóteo, Douglas Willkys, em Belo Horizonte para tratativas sobre a construção de um novo Fórum no município, que tem previsão de início das obras para 2025. O estado já tem uma área disponível e a princípio, será em um bairro diferente do atual.

Reflexão

“Tudo que fiz, era o melhor a fazer e tinha de ser realizado. Não caminhei sozinha, mas era necessário puxar a fila e buscar parceiros. A luta foi e continua sendo grande, teve muitos ônus, mas em contrapartida, os frutos de tudo isso é algo que fica para essa e futuras gerações,” projeta a advogada.