Secretaria de Saúde de Fabriciano começa a vacinar contra a gripe

‘Usiminas Mobiliza Todos Pela Água’ já mapeou 6.030 nascentes
Programa ‘Usiminas Mobiliza Todos pela Água’ recupera nascentes e transforma vida de comunidade
22 de março de 2024
Tintim
Inauguração do Gabul Food Park em Ipatinga
30 de março de 2024

Secretaria de Saúde de Fabriciano começa a vacinar contra a gripe

Vacinar começa a partir dessa sexta-feira, 22 (2)

Vacinar começa a partir dessa sexta-feira, 22 (2)

A vacinação contra a gripe inicia nesta sexta-feira, 22/3, em Coronel Fabriciano. Os imunizantes serão aplicados nas Unidades Básicas de Saúde que dispõem de salas de vacinas. A campanha vai até o dia 31 de maio, sem previsão de prorrogação.

Devem ser vacinados idosos com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias pós parto), crianças com idade entre 6 meses a menores de 6 anos, profissionais da saúde e da educação (professores), pessoas com comorbidades e outros grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (VEJA AO FINAL DO TEXTO).

As doses já foram entregues e a Secretaria Governança da Saúde é a responsável pela estratégia de vacinação. Em Fabriciano, além de disponibilizar os imunizantes nas UBSs, equipes de vacinadores farão a aplicação in loco para alguns grupos específicos.

São eles, professores e crianças dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs); profissionais da saúde que atuam na UPA 24h e Hospital Dr. José Maria Morais e os moradores do Lar dos Idosos. O objetivo é facilitar o acesso às doses, ampliar a cobertura vacinal e manter a população protegida antes do inverno.

 

PROTEÇÃO TRIVALENTE

O Secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau destaca que a imunização é gratuita e fundamental para prevenir complicações da gripe, que podem levar a óbitos. “As doses são trivalentes e protegem contra a influenza A (H1N1 e H3N2) e o influenza B. Em geral, os vírus respiratórios começam a circular em maio, junho e julho. Daí a importância de vacinar o antes do inverno”, explica.

Para receber a dose basta apresentar um documento de comprovação de enquadramento nos grupos prioritários e o cartão de vacinas. As unidades de saúde possuem horário diferenciado de funcionamento das salas de vacina. Por isso, é importante se informar sobre os horários de aplicação da vacina em sua unidade de saúde de referência.

 

BORA VACINAR, FABRI

Em paralelo, a Prefeitura de Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, continua com a campanha municipal de incentivo à vacinação. O objetivo é reforçar a segurança dos imunizantes disponibilizados pelo SUS, a importância de se manter atualizado o cartão de vacinas e ampliar a cobertura vacinal contra diversas doenças – de crianças a idosos, incluindo adultos.

A coordenadora de imunização, Patrícia Hermógenes, destaca que atualmente são disponibilizados 17 imunizantes entre campanhas específicas e nacionais, incluindo a vacinação contra a gripe, além das doses de rotinas. “A campanha de vacinação contra a gripe também é uma oportunidade para pessoas dos públicos alvos atualizarem doses que por ventura estiverem em atraso”, orienta.

Vale ressaltar que não há impedimento em receber, no mesmo dia, a vacina contra a gripe juntamente com outros imunizantes.

 

PODEM SE VACINAR CONTRA A GRIPE:

·         Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;

·         Idosos com 60 anos ou mais;

·         Gestantes e Puérperas (mulheres com até 45 dias pós parto)

·         Trabalhadores da Saúde;

·         Professores dos ensinos básico e superior;

·         Pessoas em situação de rua;

·         Profissionais das forças de segurança e de salvamento; e das Forças Armadas;

·         Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);

·         Pessoas com deficiência permanente;

·         Caminhoneiros; Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso) e portuários;

·         Funcionários do sistema de privação de liberdade;

·         População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

·         Povos indígenas.